O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Santa Filomena do Maranhão (MA) adere a programa sobre o uso consciente das novas tecnologias

A cidade de Santa Filomena do Maranhão (MA) vai desenvolver o projeto-piloto do programa Reconecte. O objetivo é desenvolver ações de promoção do uso inteligente e adequado das novas tecnologias. A parceria com o Governo Federal foi firmada com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), nesta quarta-feira (9), entre o município e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

“O município dá um passo importante no sentido de ensinar aos pais a usar a tecnologia para acompanhar seus filhos. Nós não somos contra a tecnologia, hoje não vemos mais o mundo sem ela. O projeto traz as boas práticas, saber utilizar a tecnologia com inteligência”, apontou a titular da Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH), Angela Gandra.

A parceria vai possibilitar a capacitação de aproximadamente 100 famílias. Profissionais da saúde e da educação, conselheiros tutelares, comunidades terapêuticas, líderes comunitários, religiosos e a sociedade em geral também serão beneficiados.

O curso do Reconecte será ofertado por meio de quatro encontros que, devido à pandemia, acontecerão de maneira virtual. As datas serão definidas após a finalização da elaboração do conteúdo, desenvolvido por um consultor técnico contratado pela SNF. Após receberem o treinamento, cada um desses profissionais poderá replicar a capacitação para jovens do município e suas famílias.

Para o chefe de gabinete da prefeitura de Santa Filomena do Maranhão, José Bruno Gomes, o projeto é uma resposta para as famílias do município. “Quando temos uma boa base familiar, a gente consegue alcançar bons resultados. Vivemos em um mundo totalmente conectado e nenhum de nós consegue se afastar de um celular. Então trazer um programa como esse para o nosso município é importante e nos aponta uma grande responsabilidade”, disse.

O Programa

Instituído na atual gestão, o Programa Reconecte nasceu com a proposta de “reconectar” as famílias e os relacionamentos sociais em geral. O foco é fazer da tecnologia um meio facilitador desse propósito.

Dessa forma, a política pública propõe uma série de projetos em diversos eixos, com o fim de promover ações que vão desde a educação nos diversos aspectos da dignidade humana, até ações que visam a uma reeducação tecnológica, fortalecendo relações sociais reais, em especial à família, promovendo assim um uso dos recursos tecnológicos de maneira inteligente.