O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Marcial Lima solicita melhorias para os cuidadores escolares em São Luís

O vereador Marcial Lima (Podemos) utilizou a tribuna, durante sessão plenária desta terça-feira, 16, para informar que pretende protocolar um projeto de lei para regulamentar as profissões de cuidadores escolares e monitores em São Luís. 

O vereador informou que esses profissionais realizam um trabalho importante cuidando das crianças enquanto elas estão no ambiente escolar, o que garante mais segurança e tranquilidade aos pais que precisam trabalhar. 

“Esses trabalhadores estão presentes dentro dos ônibus, cuidando do transporte dos alunos. Na escola, tem um profissional para cuidar das crianças, seja um aluno com deficiência física ou autismo. Agora, pasmem senhores, esses profissionais recebem por mês R$ 920,00, a maioria deles”, disse. 

Marcial Lima destacou ainda em seu pronunciamento que os cuidadores e monitores estão trabalhando 40 horas semanais, mas, conforme lei municipal, deveriam trabalhar 30 horas semanalmente.

“Essa categoria reivindica uma jornada de trabalho correta e que a prefeitura de São Luís possa melhorar as condições de trabalho, além da questão salarial. É inadmissível que alguém, em pleno século 21, com tantas dificuldades, receba apenas R$ 920,00 por mês. Alguém pode questionar, Marcial, você não é o líder do governo na câmara? Já não deveria ter resolvido isso? Nós estamos exatamente tratando desse problema, que já vem de algum tempo em São Luís”, disse.

Uma comissão formada por membros do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís (SINFUSP-SL) estiveram presentes na sessão e entregaram um documento com as reivindicações da categoria para os vereadores. 

“Sem os cuidadores os alunos não teriam espaços nas escolas, sem os cuidadores esses alunos não estariam estudando. Os pais não têm tempo de cuidar dos filhos na escola e também não é permitido. Esses profissionais é que foram treinados, que foram aprovados em um concurso, para, exatamente, desempenhar essas funções. Eu tenho certeza que cada vereador desta Casa Legislativa terá a sensibilidade de votar a favor deste projeto”, concluiu o parlamentar.