Giro de Noticias

Comarca de São Vicente Ferrer divulga resultado de julgamento

O Poder Judiciário de São Vicente Ferrer realizou na terça-feira (19) uma sessão do Tribunal do Júri no termo judiciário de Cajapió. O julgamento, presidido pelo juiz Moisés Souza de Sá Costa, teve como réus João Batista Costa Abreu e Raimundo José Coelho Serra. Os dois homens estavam sendo julgados sob acusação de homicídio, praticado contra a vítima Neuton Freitas Santos Filho, em 15 de novembro de 2018. O Conselho de Sentença decidiu, por maioria de votos, pela absolvição dos dois réus. 

Narra a denúncia que, na data citada, por volta das 16h20m, a vítima Neuton Freitas foi encontrada morta, por disparo de arma de fogo, dentro de sua residência. As investigações preliminares apontavam que João Batista teria sido o autor dos disparos, em razão de rixas anteriores e por ter sido visto em direção à casa da vítima, pouco tempo antes do crime. Seguiu-se a isso, o fato de que o acusado, após a ocorrência, teria tomado rumo ignorado, sendo capturado algum tempo depois.

Ocorre que, ao ser interrogado pela autoridade policial após ser preso, João Batista teria afirmado que os verdadeiros autores do assassinato de Neuton Freitas seriam os indivíduos Roberval Oliveira Almeida, vulgo ‘Gago’, e Naydson de Jesus Ribeiro, conhecido na cidade como ‘Luan’. Seguiu afirmando que, após a ocorrência do homicídio, por ter sido indicado como um dos suspeitos, resolveu fugir para a casa das pessoas acima nominadas, as quais seriam seus primos. 

João Batista disse que os próprios homens confessaram ter matado Neuton, porém, ameaçando-o caso ele contasse a alguém. Os dois homens teriam, inclusive, ameaçado os familiares de João Batista. Por fim, João Batista falou que resolveu contar a verdade pois não ficaria preso por um crime que não cometeu, atribuindo o assassinato aos primos ‘Gago’ e ‘Luan’. 

A sessão do Tribunal do Júri ocorreu na Escola Denizard Almeida, em Cajapió. Além do magistrado presidente da sessão, atuaram a promotora de Justiça Natália Luna Tavares e os advogados José de Ribamar Macedo Alves e Editon Souza Pinheiro. O juiz Moisés Souza de Sá Costa é titular de São João Batista e está respondendo por São Vicente Ferrer.