Rivaldo: “Estou torcendo por uma final Brasil X Argentina na Copa América”
Como amante do futebol, o craque Rivaldo está acompanhando o desenvolvimento da Copa América. Em entrevista à Betfair.net, o ex-jogador avaliou o desempenho do Brasil, ponderando sobre as chances de vitória da seleção brasileira e o impacto de Neymar no time.
Na entrevista, Rivaldo avaliou as chances da Argentina e o objetivo de Lionel Messi de vencer a Copa América com o time. O craque relembrou também sua vitória na Copa América em 1999 e como isso o ajudou a conquistar a Bola de Ouro. Além de seus comentários, Rivaldo deixou seu prognóstico para as quartas de final da Copa América.
Estou torcendo por uma final Brasil X Argentina na Copa América
“A Copa América já está acontecendo e após a conclusão da fase de grupos só posso reforçar a ideia de que o Brasil vem confirmando ser o favorito do torneio.”
“Em situação normal, o Brasil já seria um dos grandes favoritos a conquistar a competição pela qualidade de seu elenco, porém atuando em casa o time acaba se tornando ainda mais favorito a levar novamente o troféu que já conquistou em 2019”, avaliou o craque, embaixador da Betfair.net.
“Assim, estou confiante que o Brasil chegará na Final e torço para que seu adversário nesse momento possa ser a Argentina pois será certamente um grande jogo.”
Lionel Messi quer muito conquistar um título com a Argentina
“A seleção argentina está numa seca de títulos da Copa América desde 1993 e com certeza o Messi ambiciona muito poder conquistar um troféu com seu país, mesmo que não tenha a mesma importância de uma Copa do Mundo.”
“Seria muito importante para sua carreira poder vencer algo com a Argentina e eu penso que o time vem atuando bem até ao momento no torneio e com certeza terá suas chances de brigar pelo título em 2021”, avaliou Rivaldo.
Neymar terá sempre valor para o time brasileiro
“Curiosamente, Neymar também não conquistou ainda a Copa América com o Brasil pois estava machucado em 2019 e não contribuiu na campanha vitoriosa brasileira.”
“Agora, se fala sobre o impacto que ele tem no time e de que modo influencia a atuação de seus companheiros, mas eu considero que ele sempre será um ponto positivo na equipe pois se trata de um jogador super talentoso com o qual qualquer jogador ou treinador gostaria de poder contar do seu lado.”
“Sim, ele tem suas polêmicas de tempos em tempos, porém eu não considero que isso seja prejudicial ao time, afinal é ele quem assume toda a responsabilidade nesses momentos, inclusive retirando pressão de seus companheiros. Apesar do time ter conquistado em 2019, eu acredito que com Neymar em campo as coisas ficam mais fáceis para o Brasil e o próprio time tem mais confiança dentro do gramado por ter um dos melhores jogadores do mundo do seu lado”, comentou o embaixador da Betfair.net.
Difícil imaginar um campeão além de Brasil e Argentina
“As quartas de final começam já neste final de semana e eu não enxergo outros times além de Brasil e Argentina para estarem na final, embora seja verdade que em 2019 tivemos um Peru surpreendendo todo o mundo e só perdendo para o Brasil.”
“Claro, sempre há times perigosos como o Uruguai ou a Colômbia que podem criar muitas dificuldades para os dois favoritos, porém em circunstâncias normais eu penso que teremos mesmo uma final entre Brasil e Argentina”, avaliou Rivaldo.
Título da Copa América em 99 foi importante para ser nomeado Bola de Ouro
“Eu tive a oportunidade de ser campeão da Copa América com o Brasil em 1999 e esse título chegou no momento certo da minha carreira, pois eu estava vindo de uma bela temporada com o Barcelona e isso acabou me ajudando a ser o melhor jogador do mundo naquele ano.”
“Além de ter conquistado esse título para todos os brasileiros, ele acabou tendo um peso muito grande em minha carreira, pois veio reforçar a minha posição como melhor jogador mundial naquele ano, então jamais vou esquecer aquele título, tanto coletivamente como individualmente, pois me abriu as portas para a Bola de Ouro naquele ano”, relembrou o craque, embaixador da Betfair.net.
Brasil domina atualmente futebol de seleções na América do Sul
“A seleção brasileira vem se destacando dos demais rivais sul-americanos nas últimas décadas, conquistando cinco das últimas nove edições da Copa América e reforçando seu status dominador.”
“E isso é visível também no presente, pois a seleção brasileira tem muitos jogadores de classe mundial para escolher seu time, enquanto a Argentina não vive um momento tão forte nesse quesito. O Brasil tem vários jogadores sendo destaque no futebol mundial enquanto a Argentina atravessa uma fase com menos destaque, então isso permite que a equipe brasileira vá se destacando e levando vantagem com mais regularidade do que em outros tempos.”
“Basta olhar o caso do Lionel Messi, que chega nos seus 34 anos de idade sem conquistar títulos com sua seleção, e isso não é culpa sua, mas talvez de alguma falta de acompanhamento que vem tendo nesses últimos anos de seleção”, avaliou Rivaldo, embaixador da Betfair.net.
É preciso manter o foco e não pensar que já ganhou
“O fato de muita gente considerar que hoje o Brasil é superior a todos os times sul-americanos pode originar algum relaxamento na seleção brasileira permitindo surpresas, então é fundamental que Tite alerte seus jogadores para isso.”
“É importante entrar sempre com o foco total e se possível resolver o jogo o quanto antes para não deixar seus adversários acreditarem que é possível nos vencer. Se entrarmos mais relaxados, isso vai fortalecer nossos adversários e dar esperança de que nos podem bater, e aí pode ficar mais difícil. Mas eu acredito que todo o time vai estar focado quando for hora de entrar em campo, assim ficando mais perto de vencer novamente”, ponderou o craque.
Importante vencer Copa América já pensando no Mundial de 2022
“Com o atual domínio brasileiro é importante manter isso até a Copa do Mundo, pois uma eventual derrota na Copa América irá gerar muitas críticas ao treinador e aos jogadores, aumentando a pressão para o ano que vem.”
“Além disso, por vezes um jogador que vai mal na Copa América acaba pagando caro com uma ausência na Copa do Mundo, por isso eu considero que mais do que vencer a Copa América, esse título é importante para manter a confiança na seleção até ao Mundial do Qatar”, avaliou.
PROGNÓSTICOS DE RIVALDO PARA AS QUARTAS DE FINAL DA COPA AMÉRICA:
Paraguai x Peru – Paraguai se classifica
Brasil x Chile – Brasil se classifica
Uruguai x Colômbia – Uruguai se classifica
Argentina x Equador – Argentina se classifica