Projeto Caixa Preta é selecionado pelo Programa Adote um Casarão
O Projeto Cultural Caixa Preta, coordenado pela Kalu Produções Artísticas e Culturais, está entre os selecionados pelo Adote um Casarão, uma das principais ações do Programa Nosso Centro. O casarão foi entregue, simbolicamente, ao adotante no último dia 12.
Os novos adotantes do prédio 156, da Rua Henrique Leal, no Centro, planejam realizar ações socioeducativas e culturais, com vistas a contribuir para o fortalecimento da consciência crítica social.
Pautado em uma proposta interdisciplinar de valorização humana, preservação da identidade cultural afro-maranhense e processo contínuo da cidadania, o Projeto Caixa Preta vai desenvolver um trabalho de extensão universitária.
Inicialmente, 30 estudantes da área de Letras, Educação Física, Administração, Psicologia, Pedagogia, História, Artes, Comunicação Social, Odontologia, Medicina e Enfermagem serão capacitados para atuar no projeto.
Em seguida, esses estudantes, cada um em seu campo de atuação, vão dar início à produção de oficinas, estimulando a comunidade à valorização e evolução de seu processo criativo, buscando geração de renda e melhoria na qualidade de vida.
As atividades do Caixa Preta vão contemplar, mensalmente, mais de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos dos bairros Desterro e Liberdade.
O projeto, orçado em R$ 800 mil, vai gerar cerca de 20 empregos diretos, entre profissionais que vão desenvolver atividades de apoio gerencial, administrativo e educacional.
Segundo o secretário da Secid, Márcio Jerry, o objetivo da iniciativa do Governo do Maranhão é dar nova dinâmica a essa área da cidade.
“Um prédio público que estava em desuso, agora vai atender centenas de pessoas, gerando emprego e renda, quando estiver reformado. Essa iniciativa faz parte de um conjunto imenso de atividades implementadas pelo governador Flávio Dino para repaginar e dinamizar a região central da cidade e preservar nossa história”, destacou Márcio Jerry.
Adote um Casarão
É um programa que faz parte de uma estratégia do Nosso Centro, do Governo do Estado, executado pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). O programa tem a finalidade de fomentar o empreendedorismo e ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, de propriedade do Estado, com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico, aliado à preservação do patrimônio.
As adoções são feitas por meio de editais com a finalidade de identificar pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por 10 anos, renováveis por mais cinco anos.
Nosso Centro
Maior pacote de obras e investimentos na região central de São Luís, o Programa Nosso Centro tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove o Centro da cidade de São Luís como espaço democrático.