Geral

Paciente de Hospital de Campanha do Governo do Maranhão viraliza na web após homenagem do filho

O intenso trabalho do Governo do Maranhão ganhou o mundo nos últimos dias – e o cenário foi o Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, em Pedreiras. José Rodrigues dos Santos, de 69 anos, foi internado com Covid-19 na unidade. Após passar 17 dias internados (8 dias em ventilação mecânica), o idoso recebeu alta neste fim de semana e sua liberação foi recebida com uma homenagem do filho Rony, cantando forró na porta do hospital.

A homenagem repercutiu nas redes sociais e viralizou, ganhando destaques em jornais de todo o Brasil. José Rodrigues dos Santos é lavrador e morador do município de Santo Antônio dos Lopes – cerca de 80 Km de Pedreiras.

Após sentir os sintomas da Covid-19, José Rodrigues foi acompanhado pela filha, Karlene da Silva Santos, até a unidade em Pedreiras, onde ficou internado por mais de duas semanas.

“O atendimento foi muito bom. Eu gostei demais do atendimento delas [das enfermeiras]. Todo dia me mandavam boletim e me davam notícias sobre ele. Trataram meu pai super bem e chamavam ele de ‘guerreirinho’, porque são poucas pessoas que vão pra UTI e lutam como ele lutou”, afirmou Karlene Santos.

Homenagem

Após sair do Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, José Rodrigues foi surpreendido com uma homenagem do filho Rony, que é cantor e fez uma recepção ao pai ao som de forró.

Rony havia prometido ao pai que, quando ele saísse do hospital, iria buscá-lo cantando forró. A promessa cumprida pelo filho emocionou os médicos do hospital, e acabou viralizando por todo o Brasil.

“Me senti emocionado, sabe? De saber que o meu pai estava para receber alta. Aí as enfermeiras do hospital disseram: Rony, quando vier pegar o seu pai, vamos fazer uma surpresa para ele, e eu disse que isso aí [surpresa] já estava marcando para fazer em frente ao hospital com uma bandinha de forró e, então, levamos o teclado e fizemos a festa, todo mundo aplaudiu. Graças a Deus meu pai já está em casa. Fico muito feliz. O hospital de Campanha em Pedreiras está de parabéns”, disse Rony do Piseiro, como é conhecido na região.

Ação do Governo do Maranhão

O Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, na cidade de Pedreiras, foi mais uma das ações de ampliação da rede de assistência aos diagnosticados com a Covid-19, pelo Governo do Maranhão. O hospital foi viabilizado em parceria com a empresa Eneva e após articulações da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc).

A unidade dispõe de 40 leitos, sendo 35 clínicos e 5 de UTI, que fortalecem os cuidados aos pacientes com a Covid-19 na região do Médio Mearim. A empresa Eneva doou, ainda, equipamentos médicos, assim como outros itens específicos para o ambiente hospitalar.

“O hospital em Pedreiras atende pacientes encaminhados por unidades municipais de saúde da região, por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos. É um grande esforço do Governo do Maranhão na luta por saúde e pelo direito à vida”, afirmou o secretário Simplício Araújo, da Seinc.

A unidade hospitalar recebeu, também, uma ambulância doada pela empresa VLI Logística.

Mais Homenagem

Dr. Kleber Branco foi professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, de sua carreira profissional, destaca-se a implantação da primeira unidade hospitalar de alta complexidade do interior, a Policlínica São Jorge, em Pedreiras, nos anos 1970. Ele também foi membro da Academia Maranhense de Medicina. Entre outras homenagens da classe médica, Kleber Branco recebeu placa do Conselho Regional de Medicina (CRM) pelo enaltecimento à medicina do Maranhão. O médico também foi deputado estadual.