Governo do Estado oferece novo serviço no Hospital Regional de Timbiras
Com o objetivo de identificar precocemente doenças e malformações em bebês ainda não nascidos, o Hospital Regional de Timbiras, unidade que faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), passará a oferecer o exame de ultrassom morfológico. O serviço passa a ser oferecido a partir da próxima semana e reforça as ações do Governo do Estado na área da assistência materna-infantil.
O exame de imagem servirá para avaliar e acompanhar o desenvolvimento do bebê dentro do útero. “É mais um investimento que vai reforçar o trabalho que realizamos na unidade de saúde, que é referência em procedimentos de alta complexidade para municípios de toda a região. Toda a população agradece”, disse o diretor administrativo do hospital, Antônio Braúna.
Esse tipo de assistência especializada ajuda a identificar doenças e malformações nos fetos, tais como cardiopatias. Em caso de a deficiência ser confirmada, as futuras mães já serão devidamente referenciadas para maternidades com estrutura apropriada e de alta complexidade, assegurando a integridade da vida dela e da criança.
Além disso, o serviço de exame de ultrassom morfológico contribuirá para a redução da mortalidade materna e infantil no Maranhão. Essa é uma das agendas prioritárias de gestão anunciada pelo governador Flávio Dino, desde o início da sua primeira gestão.
Durante o exame de ultrassom morfológico, podem ser observadas partes do corpo como a cabeça (formato, medida e estrutura), rosto (malformações, como o lábio leporino), coluna (existência ou não de desalinhamento), formação dos membros do bebê (braços, pernas, mãos e pés), coração (o funcionamento do coração e das principais veias e artérias), estômago (examina as condições de todo o sistema digestivo), rins (verifica se o bebê tem os dois rins e se a bexiga funciona normalmente), bem como a localização da placenta e o cordão umbilical.