Eventos virtuais celebram as artes e marcam agenda cultural de dezembro
Música, dança, teatro e variadas formas de arte em vasta agenda cultural no mês de dezembro. O Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Cultura (Secma), promove apresentações, mostras e concursos durante o período, oportunizando o lazer e entretenimento aos maranhenses. A XIV Semana Maranhense de Dança; e a XV Semana do Teatro no Maranhão – que vai integrar a 24ª edição do Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate) e a Mostra Luiz Pazzini – serão virtuais, devido ao novo coronavírus. Exibições vão acontecer nas redes sociais e plataformas da Secma e Governo.
“A novidade será a transmissão de forma virtual, mas com a mesma riqueza e beleza das apresentações presenciais. São ações que já fazem parte do calendário cultural maranhense e que este ano foram reformuladas para se adaptar ao cenário que vivemos e não deixarmos de prestigiar a arte feita no nosso Estado. Essa experiência inovadora terá o desafio de reunir e conectar pessoas pela arte, tendo como palco o mundo virtual”, pontua o titular da Secma, Anderson Lindoso.
A XIV Semana Maranhense de Dança acontece de 6 a 13 de dezembro e terá apresentações de coletivos culturais, bailarinos, grupos, escolas, companhias e produtoras mostrando suas produções. Na agenda, Memórias das Semanas, Mostra Arte Educação, Mostra Coreográfica, Mostra Criativa, Competitiva, Mostra de Videodança, Batalha Negro Cosme, espetáculos, Café Cultural, Vivências; Webinar e Workshops, entre outras atividades.
Durante a XV Semana do Teatro no Maranhão, que ocorre de 13 a 20 de dezembro, serão espetáculos e apresentações gravados e ao vivo, de classificação livre, transmitidos pelas plataformas digitais e redes sociais do evento. Na programação, Mostra Praia Grande de Cenas Curtas/Performance, Mostra Infanto Juvenil, Mostra Circo e Rua, Mostra Teatro de Animação, Mostra Stand-up, Mostra Universitária Luiz Pazzini (homenagem ao ator e professor Luiz Pazzini, falecido em abril deste ano, vítima de coronavírus), Femate, Contação de Histórias, Mostra de Teatro Adulto, Oficinas e Webinários.
A agenda da XV Semana do Teatro Maranhense traz ainda o Femate. A mostra competitiva tem fins pedagógicos, incentivando o teatro nas escolas e o contato do jovem com várias linguagens artísticas. Além dos espetáculos roteirizados, as apresentações podem ser pautadas em poesias. A programação será realizada em parceria com o Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem).
Inscrições abertas
Até este sábado (14), estão abertas inscrições para a Mostra Luiz Pazzini e Femate. Interessados em participar do Femate, devem preencher o formulário no perfil do Instagram @semanadeteatro2020.
Os espetáculos não precisam ser inéditos e devem ser de no mínimo 30 e máximo 60 minutos de apresentação. Estão aptos a participar estudantes do 2 º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, de escolas públicas, particulares ou comunitárias de ensino formal e informal.
Interessados na Mostra Universitária Luiz Pazzini precisam estar cursando o Ensino Superior em qualquer universidade do Estado – pública ou privada. A Mostra contempla fazeres artísticos realizados em instituições de ensino de nível superior que tenham por iniciativa processos de montagens, ensaios, espetáculo memorial e exercícios cênicos.