Giro de Noticias

Revitalização da Praça do Cohatrac tem aprovação dos moradores

A obra da Praça do Cohatrac, com 90% de execução, tem aprovação dos moradores da região. Em vistoria esta semana no local, técnicos da Secid verificaram o andamento dos trabalhos, conversaram sobre a obra do Governo do Maranhão com a comunidade e os benefícios que a intervenção urbanística trará a região.

O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Reis, ressaltou que mesmo em tempo de pandemia, as obras avançam, por isso a participação da comunidade é essencial para o desenvolvimento, acompanhamento e a efetivação do projeto.

“A criação da Comissão de Acompanhamento das Obras da Praça do Cohatrac está sendo de suma importante, pois é um instrumento de participação popular.”, disse Reis. Sobre o paisagismo, o secretario explicou: “Vamos manter todas as árvores porque valorizamos o meio ambiente, ao mesmo tempo que oportunizaremos novos espaços para eventos com o novo layout do projeto”.

De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano da Secid, Arlene Vieira, a pandemia e o período chuvoso dificultaram o andamento da obra, porém os serviços continuaram com algumas alterações nos prazos do cronograma.

Revitalização do Equipamento Público

O projeto de intervenção urbanística foi idealizado para incentivar a integração e transformar o equipamento público, que tem 3.852 m², em espaço democrático de interação, lazer e convívio social.

Dentre as intervenções previstas, estão a instalação de equipamento para acesso internet; espaço aberto para a realização de eventos; reforma do salão de eventos com banheiro acessível; construção de concha acústica; construção de praça de alimentação; espaços de vivência com grafite, área de jogos e playground; adequação de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; instalação de novos mobiliários (bancos, lixeiras); melhor iluminação e implantação de academia de saúde.

O casal Matilde Pereira dos Anjos Sousa e Inácio José Sousa mora no bairro desde 1985 e frequenta constantemente a praça nos eventos promovidos pela igreja. “A praça esta ficando muito bonita e atrativa, pois os equipamentos da academia de saúde e os brinquedos trarão muitos benefícios para a comunidade do Cohatrac. O espaço está  mais amplo, com acessibilidade e uma melhor estrutura para todos. Nosso sonho está se transformado em realidade, era tudo que precisávamos”, afirmou  D.Matilde Sousa.

Para o Messias Nicodemus, membros da Comissão da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, a revitalização do espaço é algo muito importante para a igreja e a comunidade. “Estamos vivenciando algo concreto, participativo e integrado entre o Governo do Estado, Secid e a comunidade”, finalizou.