Policia

Força de segurança apreendem armas de grosso calibre e explosivos em Vitorino Freire e Presidente Dutra

Efetivando ações de pronta resposta contra o crime, o 15º BPM de Bacabal e a 16ª Delegacia Regional de Polícia Civil, após investigações e monitoramento, um trio foi preso em Vitorino Freire. Além dos três criminosos foi apreendido um arsenal de armas de fogo de calibre pesado e diversas munições de calibres. Os armamentos pertenciam à uma quadrilha envolvida com ataques às agências bancárias, tanto no Piauí, como suspeitas de envolvimento em ataques no estado do Maranhão.

As informações acerca da operação foram que no dia 06 de junho de 2020 (sábado), por volta das 20h00, uma guarnição da polícia fora informada através de populares que haviam evitado uma tentativa de assalto no Povoado Santa Luzia, município de Vitorino Freire/MA. Os moradores teriam reagidos ao avistarem um assalto em andamento. Eles teriam detidos uma mulher e um homem, sendo que um terceiro fugiu. De imediato foi deslocado uma guarnição até o local para verificar a ocorrência. Chegando ao local se verificou que era verdadeira a informação repassada. A população teria detido um casal e com este, 01 (uma) pistola, .40mm, modelo 24/7, de uso restrito, com nove munições intactas e numeração suprimida. A dupla teria sofrido lesões e por este motivo fora encaminhada ao pronto socorro de Bacabal.

Depois deles serem encaminhados para a Delegacia fora descoberto, que um deles tem um mandato de prisão em aberto, e que já havia participado de um assalto a banco no Estado do Piauí. Após as investigações preliminares foi sabido que no município de Vitorino Freire, havia um cidadão que estava com armas tipo fuzil, para a prática de assalto a banco na região. O elemento já era conhecido da PM, pois é envolvido com tráfico de drogas e apoio a assaltantes no ano de 2019. Diante das informações a equipe da Delegacia Regional de Polícia Civil; 15º BPM de Bacabal e o Cosar, deslocaram-se para Vitorino Freire durante a madrugada para realizar as incursões ao acusado. Segundo as informações da polícia foi feito incursões na residência de um dos suspeitos no amanhecer, sendo encontrado apenas munições .40. A polícia tinha conhecimento que ele possuía uma chácara no interior de Vitorino Freire. Deslocaram-se até o local, onde após buscas, o acusado foi localizado e preso. Na chácara foi localizado duas armas longas e bastantes munições, sendo: 01 Fuzíl AK-47 cal. 7.62 e um Fuzil modelo semelhante ao M-16 cal. 5.56. As investigações da polícia deram-se seguimento e descobriram outro acusado com mais armas em Lago da Pedra-MA, este guardava outro fuzil, bem como em Presidente Dutra-MA. Os policiais foram até Lago da Pedra, mas não encontraram o elemento, nem a casa.

As Polícias Civil e Militar foram até a cidade de Presidente Dutra, e com o apoio da Força Tática do 18º BPM local, e Centro Tático Aéreo (CTA), chegaram ao município citado e na chácara, que fica a 3km do centro da cidade, apreenderam mais 03 (três) fuzis, calibre 7.62mm, farta munição, carregadores, 03 (três) baldes com miguelitos, 36 (trinta e seis) bananas de dinamite, 01 (uma) placas de colete balístico com duas placas balísticas, várias mochilas, máscaras e luvas, remédios e comida. Após a prisão dos acusados e apreensão de todas as armas e materiais, os policiais retornaram para Bacabal-MA, onde foram apresentados a autoridade competente. Ao todo foram apreendidos 05 (cinco) fuzis ( 04 cal. 762 e um cal . 5.56 )e 01 (uma) pistola (cal. 40 ), 36 bananas de dinamite, ( colete balístico) e diversas munições.