O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão|

SaúdeÚltimas Noticias

População de Balsas (MA) é atendida por carreta de exames de imagem do Ministério da Saúde; veja como funciona


14 municípios já receberam unidades móveis, que ampliaram a oferta de serviços especializados no SUS

Pacientes do SUS que aguardam serviços especializados em exames de imagem de Balsas (MA) e região estão sendo atendidas por uma carreta do Ministério da Saúde. A unidade oferece exames de imagem, com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais para auxiliar no diagnóstico precoce de doenças e na definição de tratamentos.

Os serviços fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, criado pela Lei nº 15.233/2025, e oferecem consultas, procedimentos, exames e demais ações em atenção especializada à saúde.

Na unidade móvel são realizadas ultrassonografias e tomografias. A carreta pode realizar até 140 atendimentos por dia. Além de Balsas, pacientes de outras de outros 12 municípios também poderão ser encaminhadas para atendimento pelas secretarias municipais de saúde: Alto Parnaíba, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Nova Colinas, Formosa da Serra Negra, Loreto, Fortaleza dos Nogueiras, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, Tasso Fragoso e São Raimundo das Mangabeiras.

Mais acesso à saúde

Quatorze municípios já foram atendidos no Amapá pelas carretas do Ministério da Saúde, ofertando serviços especializados em saúde da mulher e exames de imagem. Ao todo, mais de 14 mil pessoas foram atendidas e 40,4 mil procedimentos foram realizados.

Para ser atendido

As carretas atendem exclusivamente pacientes que foram pré-agendados e encaminhados para a unidade pela secretaria municipal de saúde. Pessoas que já aguardam os exames pelo SUS podem solicitar encaminhamento indo até uma Unidade Básica de Saúde da cidade.