O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Últimas Noticias

Comitê da Pessoa Idosa do TJMA participa de evento sobre envelhecimento e troca de experiências

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa, participou, nesta quarta-feira (24/6), do evento “Vozes e Vivências: experiências que precisam ser ouvidas”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), no Auditório Ernani Santos.

Representando o Comitê, o desembargador aposentado José Bernardo Silva Rodrigues proferiu palestra destinada a magistrados, magistradas, servidores, servidoras e ao público em geral. Durante sua apresentação, ele compartilhou sua trajetória profissional na magistratura maranhense, destacando experiências acumuladas ao longo de décadas de atuação no Poder Judiciário.

O magistrado também ressaltou seu trabalho após a aposentadoria, especialmente sua contribuição junto ao Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa do TJMA. A participação reforçou a importância da valorização da experiência e do compartilhamento de conhecimentos adquiridos ao longo da carreira, contribuindo para o fortalecimento das instituições e para a promoção dos direitos da população idosa.

Presidido pelo desembargador Rachid Mubárack Maluf, o Comitê foi instituído pela Resolução-GP nº 100/2024 com a finalidade de promover, acompanhar e aprimorar políticas judiciárias voltadas ao acolhimento, à proteção e à garantia dos direitos humanos das pessoas idosas no Maranhão.

O compromisso do TJMA com a implementação de ações voltadas à população idosa tem alcançado reconhecimento nacional. Em razão das iniciativas desenvolvidas na área, o Tribunal foi agraciado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Selo Tribunal Amigo da Pessoa Idosa, distinção que reconhece boas práticas e o fortalecimento das políticas de atenção e proteção às pessoas idosas no âmbito do Poder Judiciário.