O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

GeralÚltimas Noticias

Caravana Sinta o Som retorna ao Maranhão com espetáculo inspirado em Luiz Gonzaga e ações de formação musical em 12 municípios

Pelo segundo ano consecutivo, a Caravana Sinta o Som desembarca no Maranhão promovendo, entre os dias 25 de maio e 3 de junho, a culminância de atividades que unem música, formação artística e valorização da cultura brasileira para crianças, educadores e comunidades escolares da rede pública. 

Nesta edição, o projeto montou o espetáculo “O Brasil de Luiz Gonzaga: Travessias e Sons”, para apresentações em 10 municípios maranhenses: Anajatuba, Bacuri, Maracaçumé, Vitória do Mearim, Alto Alegre do Pindaré, Arame, Bom Jesus das Selvas, Peritoró, Pio XII e Tuntum, incluindo ainda estudantes e professores dos municípios de Morros e Alto Alegre do Maranhão.

A apresentação convida o público a uma imersão sensorial e afetiva na cultura nordestina. Misturando música, narrativa e participação do público, o espetáculo se desenvolve a partir de um monólogo musicado conduzido por um repentista viajante do tempo, que percorre a trajetória de Luiz Gonzaga e celebra a potência da música popular brasileira.

Mais do que uma apresentação artística, a montagem funciona como extensão pedagógica do projeto, incorporando elementos trabalhados nas oficinas, como a musicalidade construída com instrumentos não convencionais, além da valorização da escuta, da criatividade e da participação coletiva dos estudantes.

Segundo a diretora executiva do projeto, Moana Martins, a caravana reafirma o compromisso de democratizar o acesso à cultura e fortalecer identidades locais por meio da música.

“Voltar ao Maranhão com a caravana pelo segundo ano consecutivo é motivo de muita alegria e também a confirmação da potência transformadora desse projeto. O Sinta o Som acredita na música como ferramenta de desenvolvimento humano, de fortalecimento de vínculos e de valorização das nossas raízes culturais. Levar essas experiências para os municípios do interior é, sobretudo, reconhecer e fortalecer a potência cultural já existente nesses territórios, valorizando os saberes locais e compreendendo a arte como uma força viva, transformadora e presente em toda parte”, destaca.

Desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação, com o patrocínio do Santander, a Caravana Sinta o Som promove uma programação itinerante voltada à sensibilização artística, formação musical e mobilização cultural, fortalecendo vínculos com as redes municipais de ensino e ampliando o acesso democrático à arte e à cultura.

A iniciativa integra uma ação nacional presente em 30 municípios do Maranhão e Pernambuco, o Social Integrado Santander, programa estruturado do Banco que reúne ações de educação, cultura, esporte, fortalecimento das redes de proteção social e empreendedorismo em municípios com altos índices de vulnerabilidade social.

No Maranhão, o programa atua em 12 municípios, ampliando o impacto social por meio da mobilização comunitária, do fortalecimento das políticas públicas locais e da oferta de oportunidades que promovem desenvolvimento, geração de renda e inclusão. No estado, além do Sinta o Som, o programa contempla iniciativas como Esporte que Transforma, Farol Viajante e capacitações voltadas a empreendedores, levando educação financeira e microcrédito em parceria com o Prospera Santander.

Além das apresentações musicais e atividades interativas, o projeto realiza ações pedagógicas voltadas à formação de educadores. Neste ano, em março, foi realizada a Masterclass Formativa “Caminhos de Escuta e Criação – 2026”, direcionada a professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dos municípios participantes.

O projeto também se destaca pelo compartilhamento de sua tecnologia social com professores, artistas e educadores locais, fortalecendo a formação de uma rede multiplicadora capaz de garantir continuidade às ações culturais e educativas nos territórios atendidos.

Ao unir formação artística, valorização cultural e desenvolvimento socioemocional, o Sinta o Som propõe experiências coletivas que estimulam a escuta sensível, o respeito às diferenças e o protagonismo de crianças e jovens.

Além do Maranhão, a caravana também realiza atividades em municípios de Pernambuco, consolidando uma rede de circulação cultural e formação musical voltada à infância, à educação pública e à valorização da diversidade cultural brasileira.

Confira a programação da Caravana Sinta o Som no Maranhão com o espetáculo “O Brasil de Luiz Gonzaga: Travessias e Sons”:

25 de maio (segunda-feira)

  • Bacuri

26 de maio (terça-feira)

  • Maracaçumé

27 de maio (quarta-feira)

  • Anajatuba (manhã)
  • Vitória do Mearim (tarde)

28 de maio (quinta-feira)

  • Peritoró (manhã)
  • Pio XII (tarde)

29 de maio (sexta-feira)

  • Alto Alegre do Pindaré

1º de junho (segunda-feira)

  • Bom Jesus das Selvas

2 de junho (terça-feira)

  • Arame

3 de junho (quarta-feira)

  • Tuntum

SERVIÇO

O quê: Caravana Sinta o Som – espetáculo “O Brasil de Luiz Gonzaga: Travessias e Sons”
Quando: De 25 de maio a 3 de junho de 2026
Onde: Municípios de Bacuri, Maracaçumé, Anajatuba, Vitória do Mearim, Peritoró, Pio XII, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jesus das Selvas, Arame e Tuntum
Realização: Instituto Brasileiro de Música e Educação em parceira com o Programa Social Integrado Santander
Patrocínio: Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Público-alvo: Crianças, educadores e comunidades escolares da rede pública
Entrada: Gratuita