Poupadores do Futuro leva educação financeira para alunos do Maranhão
Iniciativa do Ministério da Previdência Social vai beneficiar 30 mil alunos em todo o Brasil
Durante os dias 18 e 22 de maio, o Poupadores do Futuro vai levar educação financeira e previdenciária a estudantes do Maranhão (MA). O projeto é uma iniciativa do Ministério da Previdência Social, que vai realizar atividades presenciais em duas escolas maranhenses. A ação faz parte da programação da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF).
As ações acontecem presencialmente nas escolas e são realizadas por entidades públicas e privadas parceiras. O projeto inclui palestras, bate-papos interativos, apresentações teatrais, simulações e jogos educativos, promovendo o aprendizado sobre planejamento financeiro, consumo consciente, previdência e construção de projetos de vida.
Em 2026, o Poupadores do Futuro ampliou suas atividades e vai alcançar mais de 100 cidades em todo o Brasil e mais de 200 instituições de ensino. Entre as instituições parceiras estão 62 Entidades Fechadas de Previdência Complementar, 35 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e 12 Gerências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Como funciona – As entidades parceiras (EFPC, RPPS, INSS) promovem ações de educação financeira e previdenciária nas escolas. Levam jogos, palestras e teatro, por exemplo, para ensinar sobre a importância de poupar para ter um futuro financeiro mais tranquilo. Cada entidade parceira é responsável pela sua ação. O Ministério da Previdência Social coordena o projeto.
O que é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar – De modo geral, são os fundos de pensão. São instituições sem fins lucrativos que administram planos de aposentadoria voltados exclusivamente para empregados de uma empresa ou membros de associação/sindicatos. São utilizadas para guardar recursos que vão complementar a aposentadoria pelo INSS.
O que é um Regime Próprio de Previdência Social – É o regime destinado a cuidar da aposentadoria de servidores públicos efetivos, concursados. É instituído por cada ente federativo.
Confira as escolas onde o Poupadores do Futuro fará ações esta semana no Maranhão:
| CIDADES ESCOLA DATA Imperatriz Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha 19/mai Açailândia Centro de Ensino Professora Norma Suely Mendes A confirmar |
