O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Sebrae promove Startup Day 2026 com ampla programação no Maranhão e em São Luís

Ao todo, serão 19 eventos em 17 municípios. Em São Luís, a programação acontece em dois momentos: no Complexo Trapiche Santo Ângelo (a cargo do Sebrae, pela manhã) e na Locomotiva Hub (Espaço SECTI).

No dia 21 de março, o Brasil inteiro volta os olhos para a inovação com a realização do Startup Day 2026. No Maranhão, serão 19 eventos distribuídos em 17 municípios, com uma programação de destaque na capital.

Em São Luís, o Startup Day acontece em dois momentos: pela manhã (21/03), com programação coordenada pelo Sebrae, que reúne atividades diversas e especialistas do cenário nacional de startups e negócios inovadores, no Complexo Trapiche Santo Ângelo, na Praia Grande. Também haverá, pela tarde, uma programação organizada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SECTI), na Locomotiva Hub, na RFFSA.

Gratuitas, as inscrições para as atividades programadas para o Complexo Trapiche Santo Ângelo podem ser feitas no Sympla, por meio do link https://bit.ly/4ljjg9R. 

Startup Day 2026

Realizado pelo Sebrae Startups em parceria com os ecossistemas locais de inovação, o Startup Day acontece simultaneamente em todo o Brasil, reunindo grandes nomes do empreendedorismo e da tecnologia, que participam gratuitamente das atividades realizadas em todo o país.

Os objetivos são fomentar os ecossistemas de inovação e os negócios inovadores, conectando empreendedores, pessoas interessadas no tema, investidores, mentores e referências do cenário de inovação no Brasil.

“O Startup Day se converte em um amplo esforço da captação e captação de startups em diferentes estágios (de ideação a escala), de promoção de networking e conexões para acelerar o desenvolvimento local e compartilhar conhecimentos sobre novas tecnologias e tendências de mercado. No Maranhão, elaboramos uma programação que tem a SECTI e o Sebrae como pontos focais, com o objetivo de disseminar a inovação, posicionar o nosso estado, que já vem em uma trajetória crescente, no cenário da inovação, fomentando o empreendedorismo inovador”, explica Danielle Abreu, coordenadora de Transformação Digital do Sebrae no Maranhão. 

Cenário positivo – O Maranhão chega para esta edição com um histórico de sucesso: em 2025, o estado conquistou o 3º lugar nacional em número de eventos e participantes, somando mais de 2 mil pessoas engajadas em 17 cidades. Para 2026, estão previstos 19 eventos confirmados em 17 municípios maranhenses – Amarante do Maranhão, Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Carolina, Caxias, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São Luís e Timon.

Destaques em São Luís

Na capital, a programação será concentrada em dois polos de inovação: no Complexo Trapiche Santo Ângelo (atividades organizados pelo Sebrae e parceiros)  e na Locomotiva Hub (atividades coordenadas pela SECTI).

No Trapiche Santo Ângelo, o público poderá conferir palestras exclusivas com especialistas renomados, como Denise Silva (CEO da Bruaca), que abordará bioeconomia e inovação social; Rodrigo França (Líder de IA da SECTI), que falará sobre o impacto da Inteligência Artificial no Maranhão; Rebeca Carneiro (Sócia da Iblack Brasil), que discutirá inovação e leitura no “Clube Catarina Mina” e Maria Paula Duarte (diretora do ESCALAB/UFMG), que vai apresentar estratégias de conexões com o mercado e validação de negócios.

Em São Luís, são parceiros do Startup Day instituições como a Agência Marandu (UEMA), FAPEMA, IFMA, SECTI, SEMISPE e Iblack Brasil.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO EM SÃO LUÍS ORGANIZADA PELO SEBRAE 

Das 8h às 12h

Local: Complexo Trapiche Santo Ângelo – Organizada pelo Sebrae Maranhão

  • 08h: Boas-vindas, café da manhã e networking.
  • 08h30: Abertura institucional.
  • 09h: Palestra: “Territórios vivos, negócios vivos” (Denise Silva).
  • 09h40: Palestra: “O Salto Digital: IA no Maranhão” (Rodrigo França).
  • 10h20: Palestra: “Clube Catarina Mina: leitura ainda pode ser inovação?” (Rebeca Carneiro) .
  • 11h: Palestra: “Estratégias para se conectar com o mercado” (Maria Paula Duarte).
  • 11h40: Informes finais e encerramento