O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

SESI-MA garante vagas para Opens Internacionais de robótica na Coreia e Canadá

Equipes maranhenses estão entre as cinco melhores do país no Festival SESI de Educação, que reuniu mais de 100 equipes

SÃO PAULO – O Maranhão alcançou resultados inéditos no Festival SESI de Educação, realizado em São Paulo. As equipes da Escola SESI São Luís garantiram colocações entre as cinco melhores do país na categoria FLL (First LEGO League), disputando contra 100 times de todo o Brasil. A equipe Gipsy Danger garantiu vaga para o Korea Open Invitational e a Unimate para o Open International Canada Cup, ambas nas modalidades FLL.

Na modalidade First LEGO League (FLL), o SESI Maranhão conquistou dois lugares no top 5 do ranking do Desempenho do Robô, o 4º lugar com a equipe Dracarys (540 pontos) e o 5º lugar com a Unimate, também com pontuação máxima. Além do desempenho na arena, as equipes receberam reconhecimento em categorias especiais: a Gipsy Danger ficou em 3º lugar pelo Projeto de Inovação e a Dracarys obteve a 4ª colocação pelo Desempenho do Robô. O time da Unimate obteve ainda o 4º lugar na categoria Champions Awards e garantiu vaga na FIRST LEGO League Open International Canada Cup, que acontece em junho. Já a Gipsy Danger conquistou uma vaga para o First Lego League Korea Open Invitational. que acontece em julho de 2026.

Na FTC (FIRST Tech Challenge), a equipe Everest alcançou o 17º lugar entre 48 equipes e conquistou o 1º lugar no prêmio Design Award, reconhecimento pelo Design do Robô. Já na Steam Race, a equipe Spartacus chegou às quartas de final do mata-mata e obteve o 6º lugar no ranking geral, com 839,80 pontos, competindo com 44 equipes.  A equipe ainda foi indicada em cinco prêmios técnicos (finalista): Projeto Social, Prêmio Estande, Pensamento Criativo, Prêmio Carro Mais Veloz e Pesquisa & Desenvolvimento.

PREPARAÇÃO E DEDICAÇÃO – As equipes se prepararam durante três meses com treinamentos técnicos semanais, sessões de prototipagem, testes e workshops. A superintendente regional do SESI Maranhão, Regina Sodré Almeida Marreiros, destacou que os resultados refletem o compromisso da instituição com a educação de excelência. “Esses resultados demonstram o compromisso do SESI Maranhão com a educação de excelência e o desenvolvimento de competências do século XXI. Cada ponto conquistado na arena reflete horas de estudo, trabalho em equipe e superação de desafios”, afirmou.

A gerente da Escola SESI São Luís, Cristina Cunha, ressaltou a importância da participação na etapa nacional. “Participar do Festival SESI de Robótica é muito mais do que competir. É a confirmação de que estamos contribuindo para formar uma nova geração preparada para enfrentar desafios da vida real. O Maranhão está sendo representado com talento e dedicação”, disse Cristina.

O Festival SESI de Educação chegou a sua 8ª edição e integra ações do Sistema SESI para fortalecer a educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas escolas da rede e aconteceu entre os dias 5 e 8 de março, na Fundação Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera (SP). O evento sedia uma das maiores competições de robótica da América Latina, com a participação de mais de 2,3 mil estudantes, que disputaram vagas para a etapa mundial, em Houston, nos Estados Unidos. 

“O Festival SESI reafirma nosso compromisso com uma formação conectada à inovação e à indústria. Este ano, além de celebrarmos o talento de nossos jovens em competições internacionais, debatemos a transformação digital e a inteligência artificial como aliadas da Educação Básica. Mais do que troféus, o currículo do SESI entrega competências técnicas e socioemocionais. Formamos jovens que dominam a tecnologia, sabem colaborar sob pressão e possuem a resiliência necessária para elevar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira”, explica o diretor superintendente do SESI Nacional, Paulo Mól. 

Desde que o SESI passou a organizar as competições da FIRST no Brasil, em 2012, mais de 45 mil estudantes participaram dos torneios, acumulando mais de 110 prêmios internacionais apenas na modalidade iniciante (FLLC). Nesta 8ª edição do festival, o tema arqueologia, junto à robótica, dialogou com a história da instituição, que se transformou e se atualizou ao longo das oito décadas de existência.

“Já é a segunda vez que participo do nacional e essa vitória representa muito orgulho, muita dedicação que a gente teve durante todo o processo e saber que todo o esforço que a gente fez valeu a pena no final. Nossa expectativa é muito alta e sei que a gente vai pegar os erros que a gente cometeu aqui e vai melhorar para que a gente consiga alcançar o nosso famoso Champion’s Award lá na Coreia”, destacou Dandara Adriane Abreu Almeida, programadora da equipe Gipsy Danger.

“É a segunda vez consecutiva no torneio nacional e é a segunda vez que a gente consegue uma vaga para o Internacional. A felicidade é imensa de saber que o esforço de toda a equipe realmente valeu a pena, foi um bom tempo trabalhando duro mesmo, passando noites acordadas, trabalhando o dia todo, nos esforçando, dando o nosso máximo, para poder, na hora, trazer o troféu que a gente queria tanto: uma vaga para o internacional, nosso quarto Champion’s, com passagem direta para o Canadá”, relatou muito feliz a líder da equipe Unimate, Nayara Sales.

RESULTADOS DO SESI-MA NO FESTIVAL SESI DE EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO:

FIRST LEGO LEAGUE (FLL)

Gipsy Danger – 3ª finalista em Projeto de Inovação conquistou uma vaga para o First Lego League Korea Open Invitational, que acontece em julho de 2026.

Dracarys – 4ª finalista na categoria Desempenho do Robô (540 pontos) e 4 º lugar no ranking geral na arena

Unimate – 5º lugar no ranking do Desempenho de Robô da FLL na disputa com 100 equipes e 4º lugar na categoria Champions Awards e garantiu vaga na First LEGO League Open International Canada Cup, que acontece em junho.

FIRST TECH CHALLENGE (FTC)
EVEREST – Terminou em 17º lugar na arena, disputando com 48 equipes de todo o Brasil. Ganhou o prêmio 1º lugar em Design Award – Prêmio de design

STEAM RACE

SPARTACUS – Chegou as quartas de final do mata-mata e 6º lugar no ranking geral. Indicada para finalistas em cinco prêmios técnicos (finalista): Projeto Social, Prêmio Estande, Pensamento Criativo, Prêmio Carro Mais Veloz e Pesquisa & Desenvolvimento, além de ser o 3° suplente para o Open Internacional.