O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

GeralÚltimas Noticias

CAIXA alcança a marca de 10.816 unidades habitacionais contratadas no Maranhão pelo MCMV Rural

A CAIXA contratou, no estado do Maranhão, entre janeiro e outubro de 2025, 10.816 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida Rural. No acumulado de 2025, os valores ultrapassam R$ 811 milhões aplicados.

Essas moradias contratadas durante o ano serão construídas pelas próprias comunidades, em regime de autoconstrução assistida. O programa beneficia famílias residentes em áreas rurais que se enquadrem nas faixas estabelecidas pelo MCMV Rural. Essas faixas incluem agricultores familiares e demais beneficiários da Lei nº 11.326/2006, como silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e outros povos e comunidades tradicionais.

A CAIXA está presente no estado do Maranhão por meio das superintendências de São Luiz, que realiza o atendimento à capital e municípios próximos, e de Imperatriz, localizada mais ao sul do estado.

Na região de São Luiz, segundo o superintendente de Rede da CAIXA, Nayrton Silva, “entre janeiro e outubro de 2025, foram contratadas mais de 7 mil unidades habitacionais no âmbito da superintendência da CAIXA, um investimento que promove desenvolvimento social e fortalece as comunidades rurais próximas à capital do estado. O programa MCMV Rural representa um avanço fundamental, levando moradia digna e qualidade de vida para milhares de famílias do campo”.

Para o superintendente de Rede da CAIXA em Imperatriz (MA), Alberto Evangelista, a atuação do banco no MCMV Rural reforça seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento regional. “Em 2025, a CAIXA contratou em Imperatriz e região mais de 3 mil unidades habitacionais, contribuindo diretamente para transformar sonhos em realidade e ampliar o acesso à moradia no interior do estado”, afirmou.

O programa MCMV Rural beneficiou a Terra Indígena Araribóia, a Comunidade Remanescente do Quilombo Ipiranga e diversas comunidades rurais localizadas nos municípios de Amarante do Maranhão, São José de Ribamar, Grajaú, Paço do Lumiar, Itapecuru Mirim, Bacabal, Santa Rita, Santo Antônio dos Lopes, São Bernardo, Santa Helena, Presidente Vargas, Viana e Vitorino Freire.

Cerimônia de assinatura de contratos MCMV Rural na TI Araribóia, na aldeia Juçaral, Amarante do Maranhão (MA) (Foto: Divulgação/CAIXA)

Conforme as regras do programa, as moradias serão construídas nas próprias comunidades e terão área privativa entre 40,22 m² e 47,15 m², distribuídas em sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço, além de varanda. Cada unidade habitacional receberá um investimento de até R$ 75 mil, com possibilidade de adaptação para pessoas com deficiência.

O sonho da casa própria fica mais próximo

O pescador Jordean Barbosa da Silva, que reside com a esposa e o filho de três anos no bairro Pau Deitado, na cidade de Paço do Lumiar, explica que muitas casas do bairro ainda são construídas de taipa em uma área irregular, onde há carência de saneamento básico. Com a construção do empreendimento MCMV Rural em Paço do Lumiar, firmado entre a CAIXA e a Colônia de Pescadores Z-em maio, o sonho da casa própria ficou perto. “Estou feliz pela CAIXA trazer esse projeto para nossa colônia. A expectativa em receber a casa é realização de um sonho que eu e minha família sempre tivemos”, comentou.

Jordean Barbosa da Silva, beneficiário do Programa Minha Casa Minha Vida Rural em Paço do Limiar (MA)l (Foto: Divulgação/CAIXA​)

Minha Casa, Minha Vida Rural:

O Minha Casa, Minha Vida Rural é uma das modalidades do programa do Governo Federal voltado à produção e melhoria de unidades habitacionais em áreas rurais, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). A modalidade conta com a participação de entidades sem fins lucrativos, públicas ou privadas, responsáveis pela proposta de intervenção habitacional e pela organização das famílias junto à CAIXA.