ENGIE Brasil divulga resultado do 5º Edital de Educação e o Maranhão está entre os estados com projetos vencedores
Iniciativa selecionou 45 projetos, em17 estados brasileiros e irá destinar um investimento de R$450 mil para instituições de ensino
A ENGIE Brasil Energia anunciou os vencedores da quinta edição do Edital de Educação, que selecionou 43 iniciativas em 31 cidades de 17 estados brasileiros. A edição deste ano registrou um recorde de 398 propostas inscritas, número 44% superior ao de 2024, quando foram contabilizadas 272 inscrições. No estado do Maranhão, três projetos foram selecionados e receberam individualmente o investimento de R$10 mil. A iniciativa priorizou projetos voltados à saúde mental e ao fortalecimento das disciplinas instrumentais de português e matemática, consideradas essenciais para a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Criado em 2021, o edital tem como propósito incentivar e financiar projetos que beneficiem crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, tanto da rede pública quanto da privada. Desde sua criação, a iniciativa já impactou mais de 30 mil estudantes em todo o país. Para a escolha dos vencedores, foram analisados critérios como o desenvolvimento de habilidades e o cuidado com o bem-estar psicológico dos adolescentes.
“A educação é uma das ferramentas mais poderosas de transformação social. O número expressivo de inscrições reforça o engajamento das comunidades onde atuamos e a urgência de iniciativas voltadas ao fortalecimento do aprendizado das disciplinas instrumentais. Os projetos selecionados têm o potencial de impactar diretamente a trajetória de crianças e adolescentes, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o bem-estar emocional e a construção de uma base sólida para o futuro profissional desses jovens.“, afirma Luciane Pedro, Gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil Energia.
Entre os parceiros que integram a iniciativa estão as empresas Amanco, Ceste, Jirau, Krona, Portonave, Tigre e Voltalia. A participação dessas companhias faz parte do projeto “Parcerias do Bem”, movimento liderado pela ENGIE Brasil Energia que une propósitos semelhantes para ampliar o alcance das iniciativas de Responsabilidade Social e promover o desenvolvimento sustentável das regiões em que atuam.
Confira abaixo as iniciativas selecionadas no estado do Maranhão:
- Literarte – Centro de Ensino Professor João Pereira Martins Neto (Estreito)
- Ler, Criar e Encantar: Construindo Saberes na Escola São Francisco – Escola Municipal São Francisco (Babaçulândia)
- Inteligência Emocional e Educação Ambiental no Bioma Cerrado – Associação de Apoio da Escola Municipal São Francisco (Babaçulândia)
Acesse a lista completa dos projetos vencedores em: www.engie.com.br/editaleducacao/
Sobre a ENGIE
A ENGIE é um importante player na transição energética e tem como propósito acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Com 98.000 colaboradores em 30 países, o Grupo abrange toda a cadeia de valor da energia, da produção à infraestrutura e vendas. A ENGIE combina atividades complementares: produção de eletricidade renovável e gás verde, ativos de flexibilidade (principalmente baterias), redes de transmissão e distribuição de gás e eletricidade, infraestruturas locais de energia (redes de aquecimento e resfriamento) e fornecimento de energia para domicílios, autoridades locais e empresas. A cada ano, a ENGIE investe mais de 10 bilhões de euros para impulsionar a transição energética e alcançar sua meta net-zero em carbono até 2045. Faturamento em 2024: 73,8 bilhões de euros.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui cerca de 13 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.
