O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Consumo consciente: mito ou verdade?

Com os custos de energia em alta e o cenário global de crise hídrica cada vez mais alarmante, cresce a busca por soluções práticas e acessíveis para reduzir o consumo de recursos naturais no dia a dia. Ao contrário do que muitos ainda pensam, a tecnologia pode ser uma grande aliada da sustentabilidade e não uma vilã. Novos eletrodomésticos oferecem não só praticidade, mas também consumo consciente de água e energia.

Um exemplo é a lavadora de alta pressão da WAP, que proporciona economia de até 80% de água durante a lavagem do carro, uma forma inteligente de realizar tarefas cotidianas com eficiência e desempenho. Esse dado reforça que eficiência não significa perda de desempenho, mas sim uma forma mais inteligente de realizar tarefas cotidianas.

Em relação à energia, estudos publicados pelo UOL mostram que aspiradores robôs de baixa potência podem consumir em torno de 0,025 kWh por ciclo, contra até 0,9 kWh de modelos tradicionais. Já no preparo de alimentos, a air fryer, apesar de ter potência elevada, consome menos do que fornos elétricos em preparos rápidos, por atingir temperaturas ideais em poucos minutos e dispensar o uso de óleo.

Para desmistificar percepções do dia a dia, a WAP reuniu alguns comparativos reais no formato mito ou verdade. Um deles é a ideia de que a lavadora de alta pressão gasta mais água do que a mangueira de jardim, mito. Enquanto a mangueira pode consumir de 20 a 30 litros por minuto, a lavadora utiliza cerca de 5 litros, entregando desempenho igual ou até superior. Outro mito é acreditar que usar aspirador robô consome tanta energia quanto limpar manualmente. Na prática, os robôs aspiradores usam menos energia, além de reduzirem o esforço físico e dispensarem o uso excessivo de produtos químicos. Já quando se fala em eletrodomésticos de cozinha, há quem pense que a air fryer consome mais energia do que o forno elétrico. Mais uma vez, mito: em preparos rápidos e porções menores, a air fryer se mostra mais eficiente, prática e econômica.

Os produtos WAP têm diferenciais que reforçam essa proposta com sistemas como o “stop total”, que interrompe automaticamente o fluxo de água e energia durante pausas, bicos ajustáveis que adaptam a intensidade do jato e designs pensados para reduzir o tempo de uso.

Em um cenário em que, segundo a ONU, o mundo pode enfrentar um déficit de 40% na oferta de água potável até 2030, soluções práticas e acessíveis para reduzir desperdícios não são apenas conveniência, mas necessidade.

Os itens citados no texto já estão disponíveis no site oficial da marca e também nas principais lojas online do país, facilitando o acesso dos consumidores em todo o território nacional.

Sobre a WAP

Criada na Alemanha e presente no mercado brasileiro desde meados dos anos 70, a WAP é a maior empresa desenvolvedora de tecnologia de bens de consumo do país. Com aproximadamente 450 produtos em seu portfólio, a marca tem três fábricas sediadas no Brasil, capital 100% nacional e é Top of Mind, certificada com o Selo RA 1000 do Reclame Aqui, Selo Data Driven e Great Place to Work. Sempre inovando, a marca aposta no crescimento exponencial contínuo por meio da tecnologia, dados e análise do comportamento do consumidor para atingir seu propósito, que é desenvolver soluções completas para levar mais praticidade, cuidado, bem-estar e facilidade para o dia a dia dos seus clientes.