23º Fórum da Mulher Empresária destaca empreendedorismo feminino e oportunidades de crédito para o segmento
Um encontro que reuniu mais de 700 mulheres em busca de capacitação, conexões e oportunidades de desenvolver os seus negócios. Esta foi a tônica do 23º Fórum da Mulher Empresária, promovido pela Associação Comercial do Maranhão, por meio da ACM-Mulher, com apoio do Banco do Nordeste, e realizado nesta terça-feira, 7, no auditório do Hotel Blue Tree, em São Luís.
Com o tema “Mulheres Vencedoras. Jornada ao Sucesso”, o Fórum propôs uma programação técnica, incluindo workshops de capacitação, painel e palestra magna com Dani Martins, referência em vendas no país e cofundadora da Mentoring League Society (MLS), um ecossistema de educação empresarial.
“De acordo com dados do Sebrae, as mulheres já comandam cerca de 34% dos empreendimentos no Brasil, representando mais de 10 milhões de empresas ativas. Apesar do crescimento expressivo, a jornada das empresárias ainda é marcada por obstáculos. Por isso, o Fórum vem para inspirar as participantes, abordando temas da atualidade e práticas empresariais que servem para promover um ecossistema mais justo e colaborativo”, compartilhou a presidente do ACM Mulher, Ana Izabel Fernandes.
A empresária acrescentou a relevância da disponibilidade de crédito de fomento do BNB, durante a realização. “Ressalto a importância da presença e participação do Banco do Nordeste na 23ª edição do Fórum da Mulher Empresária, iniciativa muito bem-sucedida graças a essa parceria importante. O BNB se uniu ao ACM Mulher no propósito de fortalecer cada vez mais o empreendedorismo feminino no Maranhão. Só quem ganha com isso é o empresariado, em especial o empresariado feminino”, completou.
Segundo o superintendente do BNB no Maranhão, Isaque Nascimento, o evento permitiu o contato de centenas de empreendedoras com as soluções de crédito ofertadas pela instituição financeira. “Como principal Banco de fomento ao desenvolvimento em atividade no Maranhão, pudemos trazer a esta edição do Fórum da Mulher Empresária oportunidades ímpares, como as linhas Pronampe Mais Mulher, Fampe Mulher e Crediamigo Delas, soluções direcionadas especialmente para estímulo ao empreendedorismo feminino e que dispõem de condições diferenciadas de acesso, exatamente com o foco em facilitar a jornada e o protagonismo das mulheres no mundo dos negócios”, frisou o executivo.
Além da palestra máster “Inteligência de vendas: a força mais poderosa para gerar resultados”, com Dani Martins, foi realizado um painel sobre Inteligência Artificial e como ela pode ser uma aliada das empresas, com a participação de Janaina Augustin, que tem 25 anos de trajetória na criação e produção audiovisual, com atuação na comunicação em cinema, social media, publicidade, experiências imersivas, plataformas de streaming e Inteligência Artificial.
Mulheres Notáveis
Um dos pontos altos desta 23ª edição do Fórum foi o reconhecimento de iniciativas de sucesso, a partir da liderança de mulheres, por meio da entrega do “Troféu Mulher Notável”, nas categorias Cultural, entregue para a cantora Rosa Reis; Social, que homenageou a empresária Paula Goulart, do Complexo Salvatore, e Empresarial, que reconheceu a história da empresária Ana Luiza Alhadeff, do empreendimento Doce Pedaço Biscoitos.
