O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

GeralÚltimas Noticias

Instituto Claro celebra o início do Educonexão; o projeto beneficiará professores da rede pública de São Luís

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica para professores da rede pública de ensino fundamental e médio. Em São Luís, 82 professores participarão do projeto

– O Instituto Claro, frente de Responsabilidade Social da Claro, anuncia o início das capacitações do programa Educonexão para 82 professores da rede pública em São Luís, capital do Maranhão. Por meio dos educadores, os alunos também serão beneficiados.

O marco foi celebrado nesta sexta-feira (19), em cerimônia realizada no Teatro Maria Izabel, UNDB São Luís. O Instituto Claro recebeu Sandreliza Mota, Coordenadora do Centro de Formação – CAAED, representando Rebeca Azevedo, Secretária Ajunta de Ensino, além de contar com a presença de Andreza Muniz, em nome do Instituto Claro e Rosa Maria Paiva Bastos – Diretora Regional, representando a operação local da Claro.

Criada há 14 anos, a iniciativa, que tem o objetivo de fortalecer o papel dos educadores como protagonistas da inovação pedagógica com o uso das tecnologias digitais em sala de aula, já impactou mais de 2,9 mil professores em 1,8 mil escolas públicas, beneficiando diretamente mais de 80 mil estudantes em 56 cidades de 18 estados brasileiros.

“O Educonexão é uma iniciativa que reflete o nosso propósito de promover o uso de tecnologias para transformar a educação e reduzir desigualdades. Ao iniciar as capacitações em São Luís, reforçamos o compromisso com a educação pública brasileira, levando ferramentas e conhecimento para que os educadores possam inovar em suas práticas e impactar positivamente a vida dos estudantes. Garantir o acesso a esses recursos, graças ao potencial tecnológico da Claro por meio de um pacote de dados e voz cedido aos professores e professoras durante essa jornada, além da conexão no CAAED – Centro Avançado de Apoio à Educação, reflete o nosso compromisso e preocupação em um projeto efetivamente transformador”, comenta Daniely Gomiero, Diretora de DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade na Claro e Vice-Presidente de Projetos do Instituto Claro.  

Capacitação com foco em tecnologia e saúde mental

Nesta edição, o programa incorpora um novo módulo de capacitação focado em Educação Socioemocional e Saúde Mental, um tema essencial para o contexto atual também em sala de aula. Além do acesso à plataforma que contará com formações e acesso à recursos educacionais, os professores selecionados em São Luís receberão um chip da Claro com pacote de dados e voz, gratuito por 12 meses, garantindo conectividade ao longo de toda a jornada. Além disso, também haverá instalação de Banda Larga no CAAED – Centro Avançado de Apoio à Educação local.

As capacitações serão realizadas em formato online, garantindo flexibilidade e acesso aos participantes. O programa inclui encontros síncronos com especialistas, minicursos online, atividades práticas, desafios temáticos e acesso completo ao Portal do Instituto Claro.

Além de São Luís (MA), a iniciativa também capacitará professores de Mogi das Cruzes (SP) e Natal (RN) graças à parceria com as Secretarias Municipais de Educação. Nesta edição, o Instituto Claro também abriu vagas nacionais para ampliar o alcance do projeto, de forma virtual. Ao todo – considerando as capacitações nacionais e regionais – a iniciativa apoiará mais de 250 professores.

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A Claro, maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, coordena suas ações de responsabilidade social corporativa por meio do Instituto Claro, que alia os serviços prestados pela operadora a investimentos sociais para criar impactos relevantes no país.

Com a missão de “Conectar pessoas para um futuro melhor”, há mais de duas décadas, o Instituto Claro já beneficiou mais de 80 mil alunos em projetos educacionais e contou com mais de 53 mil participações em ações voluntárias. Entre suas principais iniciativas, com foco nos pilares de Educação e Cidadania, apoia e realiza projetos de longo prazo, como Dupla Escola, Campus Mobile, Ação Social pela Música, entre outros.

O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.