Banco do Nordeste apresenta soluções financeiras para poder público durante Caravana Federativa no Maranhão
O evento, de iniciativa do Governo Federal, reúne mais de 50 instituições, entre ministérios, agências nacionais e instituições financeiras para prestação de serviço integrado no estado
Com o objetivo de integrar diversos serviços e orientações a gestores municipais a fim de facilitar o acesso à projetos e captação de recursos, o Governo Federal e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), realizaram a Caravana Federativa do Maranhão. O evento teve início nesta quinta-feira, 11, e tem programação até esta sexta-feira no Centro de Convenções Multicenter Sebrae, em São Luís.
Participam da iniciativa mais de 50 instituições, sendo 38 ministérios, além de autarquias e empresas federais, instituições financeiras e órgãos do Governo Estadual. Ao todo, dos 217 municípios maranhenses, 205 participam do evento, que registrou recorde de público no Maranhão: mais de 8 mil participantes inscritos.
O Banco do Nordeste participa de forma estratégica. Nos dois dias de atendimento, os representantes municipais têm acesso a atendimentos sobre linhas de crédito, política de patrocínio e produtos e serviços financeiros para o setor público, com destaque para as oportunidades da plataforma de transferências voluntárias de recursos da União para a implementação de políticas públicas, o TransfereveGov, do qual o BNB é um dos intermediadores financeiros.
“Este é um espaço muito relevante de interação e oportunidades aos gestores municipais de acessarem, com mais facilidade, os serviços dos órgãos ligados ao Governo Federal. Temos muita satisfação de contribuir com esta realização e oportunizar que nossas soluções de crédito cheguem a mais pessoas, a quem mais precisa. Já somamos mais de R$ 4,8 bilhões investidos no Maranhão até o mês de julho, por meio de ações pulverizadas que impulsionam empreendimentos de todos os portes, destacadamente os microempreendimentos e a agricultura familiar”, ressaltou o superintendente do BNB no Maranhão, Isaque Nascimento.
Durante o primeiro dia de evento, foram formalizados contratos de crédito com pequenos agricultores familiares atendidos pelo programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste, Agroamigo. Os recursos foram destinados ao financiamento de Quintais Produtivos, Melhorias Sanitárias e Atividades Produtivas Jovem, nos municípios de Raposa e Paço do Lumiar, na Grande Ilha de São Luís.
Uma das beneficiadas foi a produtora rural Núbia Cabral, da comunidade Alto do Farol, na Raposa. Cliente do BNB desde 2018, ela reconhece os impactos do programa para melhoria de sua produtividade. “Com apoio do Agroamigo, as coisas melhoraram muito. Já é o quinto financiamento que consigo fazer e sempre crescendo na produção. Agora, vou investir na aquisição de equipamentos de irrigação, limpeza da área e adubação orgânica do meu quintal produtivo, onde já desenvolvo as culturas de macaxeira, alface, cebolinha, rúcula, milho e criação de frangos”, compartilha.
Participaram do momento de formalização dos contratos o vice-governador do estado do Maranhão, Felipe Camarão, o secretário de Assuntos Federativos do Ministério de Relações Institucionais, Júlio Pinheiro, o superintendente estadual do BNB, Isaque Nascimento, a presidente da Fetaema, Ângela Silva, além de representantes de outras instituições federais que também formalizaram entregas e convênios.
Maior participação popular
Durante a cerimônia de abertura da Caravana Federativa do Maranhão, realizada na manhã do dia 11, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, reforçou a importância da atuação conjunta entre União, estados e municípios, destacando que esta da Caravana contará com maior participação da população, por meio do “Fórum da Participação Social”, onde atores locais têm a oportunidade de debater políticas públicas para o território maranhense.
“Nessa nova edição da Caravana Federativa, nós introduzimos, oficialmente, a participação da sociedade civil organizada, através do Fórum de Participação Social e das entidades da sociedade civil. É importante que as políticas públicas tenham as impressões digitais do povo na execução dele”, frisou o ministro.
A programação dos dois dias de evento conta ainda com entregas, assinaturas de convênios e anúncios de programas e recursos federais que serão destinados ao estado, oficinas temáticas, reuniões com prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos federais no estado, e ainda Fórum dos Gestores Públicos Federais com a Comissão dos Movimentos Sociais e reunião com vereadores e vereadoras, com o tema “Como monitorar e impulsionar a execução de programas federais nos municípios”.
A cerimônia de abertura oficial da Caravana Federativa do Maranhão teve a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e de quatro ministros do governo federal: Márcia Lopes (Mulheres), André Fufuca (Esportes), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência) e Wolney Queiroz (Previdência Social), além do secretário de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro, representando a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que comanda a pasta responsável pela coordenação geral da Caravana, do presidente da FAMEM, Roberto Costa, e demais autoridades estaduais e representantes da sociedade civil organizada.
