O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

GeralÚltimas Noticias

Equipe maranhense leva inovação e sustentabilidade à Shell Eco-marathon 2025

Team Coyote, da Universidade Estadual do Maranhão, representa o Nordeste numa das principais competições estudantis de eficiência energética do mundo

– A equipe Team Coyote, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi confirmada como uma das participantes da Shell Eco-marathon 2025, uma das principais competições estudantis de eficiência energética do mundo. Representando o Maranhão e o Nordeste, o grupo competirá na categoria Protótipo – Combustão Interna, levando ao cenário internacional uma trajetória de inovação, resiliência e dedicação à mobilidade sustentável. 

Criada por estudantes de engenharia da UEMA, a Team Coyote desenvolveu um protótipo com base em soluções criativas para contornar limitações orçamentárias, logísticas e estruturais. Em um contexto de acesso limitado a laboratórios e recursos técnicos, a equipe maranhense superou desafios por meio da colaboração com outras universidades, empresas locais e uma forte dedicação à pesquisa aplicada. 

“Acreditamos que o conhecimento adquirido com a Shell Eco-marathon nos capacita a enfrentar os desafios da crise climática por meio da engenharia e da inovação. Após a graduação, muitos de nós pretendemos atuar em setores estratégicos como mobilidade elétrica, energias renováveis e eficiência energética em sistemas industriais e urbanos. Nossa missão vai além da competição: queremos levar o que aprendemos para dentro das comunidades, promovendo projetos acessíveis de educação tecnológica, oficinas em escolas públicas e desenvolvimento de soluções locais, como sistemas de mobilidade urbana mais limpos e acessíveis”, afirma Giovana Januário, da Team Coyote.  

“Acreditamos que a verdadeira mudança começa ao transformar conhecimento em impacto real. Ao continuar nos aperfeiçoando em STEM (Science, Technology, Engineering and Maths, em inglês), buscamos ser parte ativa da construção de um futuro mais limpo, justo e resiliente para todos”, completa. 

Inspirados pelos desafios de mobilidade urbana de São Luís, a capital maranhense, os integrantes da equipe se propuseram a desenvolver soluções que promovam maior eficiência no uso de energia no transporte. O projeto contou com a integração de diferentes disciplinas da engenharia e com o uso de tecnologias como simulações computacionais de fluidodinâmica (CFD) para otimizar o design da carenagem do veículo. A carenagem, projetada com formato de gota d’água, foi concebida para reduzir o arrasto aerodinâmico, aumentando a eficiência energética. O chassi, por sua vez, foi construído com alumínio tubular leve e resistente, aliando segurança e funcionalidade.  

“A Shell Eco-marathon é uma plataforma incrível para estimular a inovação, o aprendizado prático e o compromisso com soluções sustentáveis. Queremos ver cada vez mais universidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil participando. Isto é extremamente significativo, pois demonstra que a excelência acadêmica e a criatividade técnica estão presentes em todo o país. A Team Coyote é um exemplo inspirador disso”, afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil. 

Serviço: 
Shell Eco-marathon Brasil 2025 
26 a 28 de agosto de 2025 
Armazém 4, Píer Mauá, Rio de Janeiro 
Entrada gratuita e aberta ao público. Incrições aqui  

Sobre a Shell Eco-marathon 

É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 40 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono. Na 8ª edição brasileira, a competição tem três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio. Cada categoria conta com duas classes de veículos: protótipo e conceito urbano. Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia.  

A competição reúne cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Peru, Colômbia e México.  

Sobre a Shell  

Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis e lubrificantes da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.