O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Em dois anos, Novo Trilho recolhe 86 toneladas de recicláveis e gera renda aos maranhenses

O projeto da VLI está instalado em Imperatriz e Porto Franco

O programa Novo Trilho, criado pela VLI, acaba de completar dois anos no Maranhão, alcançando a importante marca de 86 toneladas de resíduos recicláveis coletados no estado. A iniciativa está instalada desde agosto de 2023 nas cidades de Imperatriz e Porto Franco, e já gerou renda por meio de cashback para 1.723 pessoas que participam da coleta, estimulando a economia circular, ganhos ambientais e a geração de renda sustentável para as famílias envolvidas.

O Novo Trilho faz parte da estratégia da VLI, companhia de logística modal que opera ferrovias, terminais e portos, para promover a destinação correta de resíduos sólidos e contribuir para a preservação dos recursos naturais. Atualmente, o programa conta com uma rede de 30 pontos de coleta espalhados por 14 municípios brasileiros, incluindo Imperatriz e Porto Franco no Maranhão.

A coleta no estado é liderada principalmente por materiais como papel e plástico, que se destacam nos pontos ao longo da Ferrovia Norte-Sul. O volume recolhido cresceu de forma significativa desde o início da operação. Em 2023, foram 19,4 toneladas; em 2024, 33,5 toneladas; e nos primeiros sete meses de 2025 já somam 38,7 toneladas.

Além do benefício financeiro direto aos participantes, o programa gera ganhos ambientais expressivos. Desde a implantação, o descarte correto dos resíduos evitou o consumo de mais de 162 mil litros de água e 5 milhões de quilowatt-hora de energia.

“A VLI tem o propósito de transformar a logística do país e isso também significa gerar valor nas comunidades onde atuamos. O Novo Trilho reforça esse compromisso ao incentivar a reciclagem, proteger o meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerar renda para famílias, traduzindo na prática os pilares de sustentabilidade e de valor compartilhado que fazem parte da nossa estratégia”, destaca a gerente-geral de Sustentabilidade e Comunicação da VLI, Danny Marchesi.

O programa teve início em setembro de 2021, no bairro Nova Cintra, em Belo Horizonte (MG). Desde então, foi expandido para outras cidades, como em Betim (MG) e, mais recentemente, Imperatriz e Porto Franco.

No Brasil, o Novo Trilho já recolheu mais de 338 toneladas de recicláveis desde seu lançamento. O retorno financeiro aos recicladores ultrapassa R$ 325 mil, enquanto a renda da reciclagem potencializa cerca de R$ 2,4 milhão.

A VLI no Maranhão

A VLI opera no Maranhão por meio do Corredor Norte, que atende toda a região do Matopiba por meio de sua estrutura, composta pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, a Estrada de Ferro Carajás – por onde composições da VLI transitam por direito de passagem –, o Terminal Portuário São Luís e terminais integradores nos estados do Maranhão e do Tocantins, onde a carga passa do modal rodoviário para o ferroviário. Também no Maranhão, a VLI possui uma oficina ferroviária localizada em Imperatriz, responsável por manter vagões e locomotivas em condições para o transporte seguro e sustentável de cargas como soja, milho, combustíveis, celulose e ferro gusa.