O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Vale apresenta oportunidades de negócios a fornecedores maranhenses

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão aproximou a empresa de fornecedores locais

São Luís – A Vale realizou, por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF-MA), da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o evento Portas Abertas, que reuniu dezenas de empresários locais. O objetivo foi apresentar os investimentos previstos e as demandas de médio e longo prazo da companhia no estado, incentivando a participação de fornecedores maranhenses nas cadeias produtivas.

A programação contou com temas como segurança operacional, perspectivas de compras locais e apresentação de projetos e oportunidades de investimento nas áreas de Capex, Investimento Corrente, Terminal Marítimo Ponta da Madeira, Estrada de Ferro Carajás e Pelotização. Parceiros da Vale, como ASP Serviços Industriais e Kairós Motores, também compartilharam suas experiências de atuação junto à mineradora.

O gerente de suprimentos do Corredor Norte da Vale, Rodrigo Moura, destacou que a iniciativa busca fortalecer a relação com empresas locais:

“Estamos recebendo hoje dezenas de fornecedores, apresentando nossas demandas e compartilhando os resultados das compras locais dos últimos seis meses. Queremos que todos participem dos próximos eventos e estejam preparados para as oportunidades”, afirmou.

O evento também ofereceu aos empresários a oportunidade de compreender como cada projeto impacta a cadeia produtiva local e de identificar áreas em que podem se preparar para atender às demandas da Vale. Além disso, proporcionou um momento de diálogo direto entre a Vale e os fornecedores locais, permitindo que os empresários esclarecessem dúvidas, compartilhassem experiências e se familiarizassem com os padrões e requisitos da companhia.

Para o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e presidente do Centro das Indústrias do Maranhão, Cláudio Azevedo, a ação é estratégica para o desenvolvimento do estado:

“Esse fórum é fundamental para aproximar a Vale dos fornecedores, mostrar os investimentos previstos para os próximos anos e gerar oportunidades de contratação e emprego aos maranhenses. É assim que fortalecemos a indústria e contribuímos para o crescimento do Estado”, destacou.

A coordenadora do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão, Camila Belo, reforçou o papel do programa na articulação entre empresas âncoras e a cadeia produtiva local:

“O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão tem como objetivo apoiar iniciativas que ampliem as oportunidades para fornecedores maranhenses. Trabalhamos para que encontros como este resultem em novos negócios e em um ambiente industrial mais competitivo e preparado para atender grandes demandas”, afirmou.

O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão atua para fortalecer a competitividade de empresas locais, promover qualificação e conectar fornecedores a grandes empreendimentos, contribuindo para o crescimento da economia estadual.