Brandão prestigia posse do novo superintendente da Polícia Federal no Maranhão
A Polícia Federal deu posse nesta quinta-feira (7) ao novo superintendente regional da instituição no Maranhão, o delegado federal Guilherme Torres. A solenidade foi realizada no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís (MA), e contou com a presença do governador do Estado, Carlos Brandão, e do diretor-geral da corporação federal, Andrei Rodrigues.
Guilherme Torres assume a Superintendência Regional da Polícia Federal no Maranhão em substituição ao delegado Sandro Rogério Jansen Castro, que ocupava o posto desde janeiro de 2023. Torres já está no comando da Polícia Federal no Maranhão desde junho de 2025, mas somente agora foi oficialmente empossado no cargo.
Com 17 anos de atuação na Polícia Federal, Torres já chefiou unidades operacionais em Pernambuco, Tocantins e Mato Grosso. Em Brasília, liderou divisões estratégicas como Antiterrorismo, Contra Inteligência e Meio Ambiente.
Carlos Brandão falou da boa relação institucional que o Executivo Estadual mantém com órgãos de outras esferas do poder e citou parcerias estabelecidas com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) – pasta do Governo Federal que coordena a PF – como a construção de penitenciárias.
“O nosso governo tem uma boa relação com todas as instituições, tanto o Judiciário, o Legislativo, o Ministério Público, a Defensoria e, também, da mesma forma, temos com a Polícia Federal. Vim aqui para prestigiar o novo delegado, para dar as boas-vindas e para parabenizar o ex-superintendente da Polícia Federal, que fez um bom trabalho”, disse Carlos Brandão.
O novo superintendente da PF no Maranhão destacou que terá como foco de trabalho o combate às facções criminosas e ao tráfico de drogas no estado, além de atuar para aperfeiçoar os serviços prestados pelo órgão no estado.
“A gente está hoje formalizando a posse apresentando os projetos para a sociedade maranhense. A nossa ideia é baixarmos a quantidade de inquérito, combatermos facções criminosas, especificamente o tráfico de drogas e alguns crimes violentos. Também vamos melhorar os serviços prestados pela Polícia Federal aqui no estado do Maranhão”, reforçou Guilherme Torres.
“É um momento que marca um ato importantíssimo para a Polícia Federal que é a renovação dos nossos gestores locais, sem que isso seja uma descontinuidade. Nossa presença aqui vem para emprestar apoio à gestão local, para reafirmar as diretrizes do órgão central, em relação às políticas de segurança pública da nossa instituição, e que agora estão sob novo comando. É um novo time que vai seguir cumprindo a Lei e a Constituição, entregando cada vez mais serviços à sociedade”, pontuou diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
Histórico
Delegado de Polícia Federal, Guilherme Augusto Campos Torres Nunes é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Engenharia de Produção, também pela UFPE. Antes de ingressar na Polícia Federal, Guilherme Torres foi Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
No Departamento de Polícia Federal já atuou em cargos de chefia e delegacias, núcleos e divisões da Polícia Federal nos estados de Pernambuco, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal.