O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Equipe do SESI-MA entra no Top 5 em campeonato mundial de robótica na Austrália

SYDNEY (AUSTRÁLIA) – A equipe Unimate, da Escola SESI São Luís, segue brilhando no Asia Pacific Open Championship (APOC), etapa internacional da FIRST LEGO League (FLL), realizada em Sydney, na Austrália. No segundo dia de competição, os estudantes maranhenses se destacaram nas provas técnicas com robôs e conquistaram a liderança parcial, entrando para o seleto grupo dos cinco melhores times do mundo entre mais de 70 equipes internacionais.

A jornada do dia foi marcada por foco e evolução constante nas pontuações dos rounds:

  • 1º round: 450 pontos
  • 2º round: 490 pontos
  • 3º round: 590 pontos
  •  

O desempenho reforça o nível técnico e a criatividade da equipe brasileira, que representa o país ao lado da equipe Eleven, de Rondônia. Além da performance competitiva, os estudantes também se destacam pela promoção da cultura brasileira, levando alegria, música e entusiasmo às arenas e eventos paralelos.

A gerente da escola SESI São Luís, Cristina Cunha, que viajou junto com a comitiva ressalta a importância da competição. “Ver nossos estudantes entre os melhores do mundo é motivo de imenso orgulho. Cada ponto conquistado aqui representa horas de dedicação, estudo e trabalho em equipe. A Unimate mostra que o Maranhão tem talento, criatividade e capacidade para competir em alto nível internacional. Mais do que uma competição, essa experiência transforma vidas e amplia horizontes.”

A delegação do SESI Maranhão é composta pelos estudantes Arthur Filipe Borges, Ellen Victoria Fontes, Iara de Monroe Dutra, Isabella Viana de Sousa, Kaik Nunes Rodrigues e Nayara Bastos Sales. Eles são acompanhados pelo superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, e os técnicos de robótica João Mateus Lima de Araújo e Antonino Lisboa Medeiros Neto.

O campeonato, sediado na Macquarie University – Wattamlagul Campus, segue até domingo (6), com uma programação que combina rodadas técnicas, atividades culturais e visitas educativas, estimulando o intercâmbio entre nações por meio da robótica educacional. A Unimate chegou à etapa internacional após conquistar o Prêmio de Excelência em Engenharia na fase nacional da FLL, onde esteve entre as dez melhores equipes do Brasil.