Produção industrial recua em maio e emprego registra queda no Maranhão
SÃO LUÍS – A mais recente edição da Sondagem Industrial, referente ao mês de maio de 2025, foi divulgada pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O volume de produção da indústria local alcançou 52,4 pontos, com uma redução de 0,9 ponto em relação a abril. Apesar da queda, o indicador se mantém pelo terceiro mês consecutivo acima da linha de satisfação da pesquisa, fixada em 50 pontos.
Para os próximos seis meses, as perspectivas seguem otimistas. A demanda por produtos industriais atingiu 59,0 pontos, com crescimento de quatro pontos. Os indicadores referentes ao número de empregados e às compras de matéria-prima ficaram em 54,5 pontos. A expectativa de exportações manteve-se estável, com 41,7 pontos. Considerando o porte das empresas, a demanda esperada nas médias e grandes foi de 60,0 pontos, enquanto nas pequenas, de 57,1.
“O desempenho dos indicadores reforça a continuidade da atividade industrial no estado, com empresários atentos ao cenário de curto e médio prazo”, avalia José Henrique Braga Polary, economista e coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA.