BRS Tapioqueira é tema de dia de campo no Maranhão
No próximo dia 29 de maio, na Cooperativa dos Produtores Rurais do Tabuleiros Costeiros de São Bernardo, localizada no município de Magalhães de Almeida/MA, ocorrerá um dia de campo importante para a agricultura local intitulado “Cultivar BRS Tapioqueira, fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca, geração de renda e desenvolvimento do rural no Maranhão”. O evento será realizado pela parceria entre Embrapa Maranhão, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Senar, Ambev e a Cooperativa dos Produtores Rurais dos Tabuleiros Costeiros de São Bernardo Magalhães de Almeida-MA.
A cultivar BRS Tapioqueira foi testada e recomendada como uma alternativa de cultivar de mandioca para o Maranhão. A principal vantagem dessa nova cultivar é sua maior concentração de amido, o que a torna uma escolha estratégica para o setor industrial, beneficiando produtores e empresas que buscam aumentar a produção e a rentabilidade do cultivo de mandioca.
O evento reunirá técnicos agrícolas, produtores rurais e representantes de instituições para discutir as características da BRS Tapioqueira e suas potencialidades para a região. De acordo com os organizadores, este evento será uma oportunidade para mostrar aos participantes os benefícios dessa cultivar, com foco em aumento da produtividade.
O projeto que envolve a BRS Tapioqueira já está em seu quarto ano e tem como principal objetivo aumentar a produtividade da mandioca no Maranhão por meio da inserção de novas cultivares, do manejo da cultura e da propagação de manivas livres de patógenos. Ao longo dos últimos anos, a Cooperativa dos Produtores Rurais dos Tabuleiros Costeiros de São Bernardo tem promovido dias de campo com enfoque na cadeia produtiva, como manejo da mandiocultura consorciada com outras culturas alimentares (Roça Sustentável) e a produção de manivas em larga escala (Reniva). No entanto, este será o primeiro evento com foco exclusivo na cultivar BRS Tapioqueira e seu impacto tanto para a produção rural quanto para a indústria de amido.
Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre as características agronômicas da BRS Tapioqueira, com ênfase em sua adaptabilidade ao clima e solo maranhense, além de suas vantagens para os agricultores, que poderão obter maior rentabilidade e sustentabilidade em seus cultivos.
A cultivar BRS Tapioqueira é versátil e se destina tanto à produção de farinha quanto à produção de amido. Seu potencial abrange ambas as áreas da indústria, oferecendo uma opção valiosa para agricultores e indústrias de processamento que buscam matéria-prima de alta qualidade para a produção de derivados da mandioca.