Copo quente: drinks ideais para fazer no inverno
No clima de inverno, nem sempre uma bebida gelada e refrescante combina com o clima. Mas isso não significa abrir mão dos drinks. Alguns deles são ideais para transformar as noites frias em momentos aconchegantes e mais quentes. Com combinações quentes e sabores envolventes, é possível tornar os destilados protagonistas do inverno.
Além de deliciosos, esses drinks quentes são ideais para o inverno. De clássicos como o quentão e irish coffee a criações mais contemporâneas com especiarias e infusões, há uma variedade de opções para agradar todos os paladares — sempre com um toque especial que o inverno pede.
Destilados com café
Uma criação estrondosa da década de 40, o irish coffee que misturou café com whisky ganhou adeptos do mundo inteiro ao ser popularizada nos anos 50. A inovação foi inventada em um aeroporto para aquecer os passageiros em uma noite fria e, desde então, a combinação ficou muito conhecida.
Além do whisky, outras bebidas foram unidas ao calor do café para criar drinks icônicos como o espresso martini de vodca e licor de café. Em países espanhóis, também há uma bebida chamada carajillo, que junta o café com licor 43, é uma bebida forte e que aquece o tórax.
Negroni
Um clássico de inverno, o drink italiano é antigo e único por seu aspecto sofisticado e mistura de sabores. É uma mistura de três destilados fortes, o que leva a um paladar aromático, mas amargo. Para apreciar, é preciso moderação e sutileza ao engolir. Sua composição leva gin, vermute rosso e campari, resultando em um equilíbrio marcante entre o amargo e o doce.
O drink é servido com uma fatia de laranja e é ideal para quem aprecia drinks encorpados e deseja fugir das opções mais doces e leves. No inverno, ele se destaque devido ao seu sabor intenso que combina perfeitamente com temperaturas baixas e locais mais intimistas.
Shots
Para aquecer, boas opções são sempre os shots, que descem puros aquecendo a garganta e costumam ter combinações diferenciadas para todos os sabores. Podem ser mais fortes, cítricos, doces ou amargos, a depender da mistura.
Além de práticos e rápidos, os shots são ideais para quem busca explosões de sabores em pequenas doses. No inverno, versões com licor de café, rum com especiarias, ou até mesmo tequila com canela, são ótimas pedidas.
Quentão
A bebida de festa junina na época de inverno no Brasil é muito apreciada, e ideal para os dias e noites frios. Sua versão tradicional é feita com cachaça junto às especiarias gengibre, limão, laranja, cravos e canela.
Nessa bebida, o destilado é fervido para diminuir o teor alcoólico na medida certa. O resultado é uma bebida aromática, quente e reconfortante, que agrada pelo equilíbrio entre o doce, o picante e o álcool.
Outra variação famosa é a que substitui a cachaça pelo vinho, criando o chamado vinho quente — uma alternativa mais suave, com um sabor mais complexo e frutado. O quentão também pode ser adaptado para diferentes gostos: existem versões com maça picada, anis-estrelado e até mesmo pimenta, que oferecem novos sabores e intensidade.
Outros destilados
Alguns destilados também usados no inverno são vermute, aperol ou campari, por exemplo. O segredo para os drinks de inverno é saber agregar sabores de especiarias e trazer a complexidade certa para a mistura.
Esses destilados com notas herbais e amargas harmonizam bem com ingredientes como casca de laranja, noz-moscada, anis e xaropes mais encorpados — como o de romã ou especiarias. Eles também podem ser aquecidos ou usados em drinks mornos, sendo alternativas aos coquetéis frios tradicionais.
No caso do gin, apesar de ser relacionado com dias quentes e bebidas refrescantes, ele ganha uma nova personalidade quando combinado com ingredientes sazonais que evocam os sabores do inverno. Misturando gin, limão e mel com água quente, um drink super diferente é criado e apreciado junto com canela, cravo e raspas de limão.
Se a escolha for por um drink mais doce, o choconhaque é a pedida certa. É uma bebida que mescla leite com cacau ao conhaque, podendo conter essência de baunilha, noz-moscada ralada e chantilly para finalizar. Uma pitada de canela ou raspas de chocolate amargo melhoram ainda mais o sabor. Para quem quer algo mais aconchegante, o choconhaque é ideal, quase como uma sobremesa líquida.
