No Dia da Abelha, Suzano destaca fortalecimento da cadeia apícola com o Programa Colmeias na região
Em celebração ao Dia Mundial da Abelha, comemorado em 20 de maio, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, intensifica seu compromisso com a conservação ambiental e o fortalecimento da cadeia apícola por meio do Programa Colmeias.
Desenvolvido nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins o programa incentiva a geração sustentável de mel nas regiões de cultivo de eucalipto da empresa e fomenta a atividade apícola, além de contribuir com a fabricação e venda dos produtos e subprodutos, impulsionando a geração de renda e o desenvolvimento sustentável das comunidades vizinhas.
Somente no Maranhão, os resultados obtidos no último ciclo de produção, 2024, mostram o impacto positivo do programa, foram colhidas mais de 2 toneladas de mel, além da produção de outros produtos e subprodutos, como própolis, cera e pólen. A receita total gerada chegou a R$ 142.560,00, demonstrando o potencial econômico e sustentável da apicultura nas áreas de atuação da companhia.
No Maranhão, o Programa Colmeias conta com a participação de 7 apicultores cadastrados por meio de uma associação, que desenvolvem suas atividades em apiários instalados em fazendas próprias da Suzano, localizado em Açailândia em áreas de reserva legal.
“O Programa Colmeias é uma das formas pelas quais a Suzano materializa sua crença de que só é bom para nós se for bom para o mundo. Acreditamos que, ao impulsionar cadeias produtivas sustentáveis como a apicultura, promovemos transformação social, conservação ambiental e desenvolvimento local nos territórios onde atuamos”, destaca o Coordenador de Relacionamento Social, Diego Carrara.
Com o compromisso de Renovar a Vida, a Suzano, investe além da geração de renda nas estratégias de conservação da biodiversidade. Essenciais para o equilíbrio do ecossistema e para a produção de alimentos, as abelhas são importantes polinizadores de plantas nativas e cultivadas. Com esse propósito a Suzano contribui para o fortalecimento e o protagonismo das comunidades no uso responsável dos recursos naturais, pois as áreas de atividades apícolas são certificadas e a gestão dos recursos naturais segue padrões ambientais, sociais e econômicos.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: https://www.suzano.com.br/.
—
