Homenagem a Noel Rosa em São Luís terá filme gratuito e roda de samba
O documentário “Noel Rosa – Um Espírito Circulante”, dirigido por Joana Nin, faz sua estreia em São Luís com uma sessão única e gratuita na próxima quinta-feira, 22 de maio, às 19h, no Cineteatro Aldo Leite, situado no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782). O acesso será feito pela entrada lateral do prédio, na Rua do Passeio, em frente à Galeria La Ravardière. Os portões abrem às 18h, e a sala tem capacidade para 125 pessoas, com entrada por ordem de chegada.
Após a exibição, o público será presenteado com um show especial em homenagem ao filósofo do samba. A apresentação contará com Zeca do Cavaco nos vocais, acompanhado por João Eudes no violão de sete cordas, João Neto na flauta e Carbrasa na percussão.
Para recordar a vida e trabalho de Noel Rosa, “Noel Rosa – Um Espírito Circulante’’ une as vozes de antigos parceiros, como Cartola, Aracy de Almeida e Marília Batista, além de intérpretes atuais, como Dori Caymmi, Moacyr Luz, Mart’nália e Edu Krieger, entre outros. Com narrativa central em torno do compositor, o documentário idealizado por Joana Nin propõe uma reflexão sobre o esvaimento da memória coletiva.
“Eu decidi fazer esse filme para falar um pouco sobre a fragilidade da memória e do legado das pessoas, mesmo dos artistas mais geniais. Noel Rosa morreu em 1937 e resiste em muitas dimensões, transcendeu a música de seu tempo; mas em Vila Isabel, conhecida como ‘a vila de Noel’, ele é um boêmio que oscila entre ícone e factoide”, conta a diretora e roteirista do longa. “Foi curioso perceber isso. Resolvi filmar essa invisibilidade a partir de composições – dele e sobre ele – que falassem de seu lugar”, complementa.
A sessão em São Luís é realizada pela distribuidora de cinema Turiaçu Filmes com o apoio do veículo de jornalismo cultural Sociedade do Copo, da Vallent Produções e da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O jornalista Paulo Vinícius Coelho, um dos organizadores da exibição, destaca que “o filme foca na repercussão da obra de Noel Rosa e no fato de que as músicas do compositor continuam presentes nas vidas de todos nós”. Sobre o evento, ele afirma: “Será uma noite de celebração, amizade e muita música — tudo à altura do legado de Noel Rosa”.
Sinopse: Documentário musical que busca rastros deixados pelo compositor no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. O artista morreu aos 26 anos, em 1937, e deixou um legado de quase 250 músicas. O filme cria paralelos entre passado e presente, sobretudo pela forma como o samba e a figura de Noel Rosa se misturam até hoje ao redor de seu berço criativo. Vozes de antigos parceiros, como Cartola, Aracy de Almeida e Marília Batista, se juntam às de intérpretes atuais, como Dori Caymmi, Moacyr Luz, Mart’nália e Edu Krieger, entre outros.
Elenco: Dori Caymmi, Edu Krieger, Moacyr Luz, Martn’ália, Cláudio Jorge e Nilze Carvalho
Ficha técnica:
Direção: Joana Nin
Roteiro: Joana Nin
Produtora: Sambaqui Cultural
Produção: Ade Muri e Joana Nin
Direção de Arte: Dalila Aguiar
Fotografia: Elisandro Dalcin e André de Paula
Distribuição: Boulevard Filmes
Codistribuicão: Vitrine Filmes
Duração: 70 minutos