SES leva ações em saúde para Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (Cogex), participou da programação da terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Maracanã.
Com ações voltadas ao combate do sub-registro civil de nascimento e emissão de documentos, a estratégia também oportunizou a oferta de serviços de saúde. “Em apoio à mobilização, a Secretaria de Estado da Saúde trouxe ações de saúde no intuito de beneficiar as pessoas assistidas pela estratégia”, pontuou o secretário adjunto de Assuntos Jurídicos da SES, Roosevelt Melo, que acompanhou a ação com a assessora especial da SES, Violeta Filgueiras.
No Maranhão, a iniciativa foi promovida pela Cogex, entre os dias 12 a 16 de maio, com apoio dos cartórios extrajudiciais e em parceria com instituições municipais, estaduais e federais. A ação da SES foi realizada na quarta-feira (14), com 86 pessoas atendidas, 320 testes rápidos realizados (HIV, hepatites virais e sífilis), além de 164 triagens com aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar.
No mesmo dia, também foi disponibilizado acesso a imunização com vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sendo 90 doses aplicadas e, ainda, avaliação nutricional, além de rodas de conversa.
Segundo a estudante Beatriz Cecília, ações como a realizada no Campus Maracanã são sempre bem-vindas. “Esse tipo de ação é muito boa porque tem muitas pessoas, e comunidades, que não têm como se deslocar, que não têm como ir ao centro de atendimento e que aqui já disponibiliza tudo isso”.
Responsável pela execução do programa “Registre-se!” a nível nacional, a Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) definiu como foco da semana nacional a população indígena, as pessoas em situação de rua e as pessoas em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária, além de egressos do cárcere.
Também esteve presente na oferta dos serviços de saúde no Campus Maracanã a assessora especial da SES, Violeta Filgueiras.