SES reforça ações de prevenção com vacinação e atendimento à população na Agrobalsas
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou da Agrobalsas, a maior feira agropecuária do Maranhão, com ação de vacinação de crianças, jovens, adultos e idosos com imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, rodas de conversas, além de atendimentos em auriculoterapia, na Fazenda Sol Nascente.
A presença da SES no evento teve como objetivo a promoção da saúde e o reforço da prevenção entre os milhares de visitantes da feira. A secretária adjunta de Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, acompanhou a ação.
“Estar presente no Agrobalsas 2025 é uma demonstração do compromisso do Governo do Maranhão com a promoção da saúde em todos os territórios. Ao integrar um dos maiores eventos do agronegócio do estado, conseguimos levar serviços essenciais de forma estratégica, como vacinação para públicos prioritários, práticas integrativas, orientações em saúde preventiva”, afirmou Deborah Campos.
Na sexta-feira (16), encerrando do evento, a SES promoveu palestra sobre prevenção da Doença de Chagas. Durante toda a semana, foram disponibilizadas vacinação contra Hepatite B, Febre Amarela, Difteria e Tétano (DT), DTPA, Tríplice Viral, HPV, ACWY, Meningo C, VIP, Rotavírus, Pentavalente, Pneumo 10, Varicela, Hepatite A, DTP Infantil, Tetra Viral, Covid-19 e Influenza. O imunizante contra Influenza permanece indicado para os grupos prioritários.
A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, lembrou que todas as vacinas previstas no calendário nacional estão sendo ofertadas no estande da secretaria no Agrobalsas. “Estamos com equipes preparadas para aplicar vacinas em crianças, adolescentes, adultos e idosos. É fundamental que as pessoas apresentem o documento de identificação e o cartão de vacinação para receber o imunizante”, reforçou.
Balanço
Desde o início do evento, na segunda-feira (12), a SES promoveu diversas atividades educativas e informativas, como palestras sobre Doença de Chagas, uso de plantas medicinais e cuidado integral com a saúde do homem. A participação da secretaria tem fortalecido o papel da saúde pública na prevenção e no cuidado com quem vive ou trabalha no meio rural.