Cidades do Maranhão recebem ações de conscientização e combate ao abuso sexual infantil em alusão ao 18 de Maio
A Plan International Brasil, instituição sem fins lucrativos que trabalha para romper ciclos de violências contra meninas, participa neste mês da campanha “Faça Bonito” com ações de conscientização e apoio a crianças e adolescentes nas cidades de Codó e São Luis, no Maranhão.
No município de Codó, a instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Peritoró, irá realizar no dia 22 de maio o III Seminário Faça Bonito-Peritoró, que tem o objetivo de fortalecer o papel da rede de garantia de direitos no enfrentamento às violências.
Em São Luís, no dia 16 de maio, acontecerá a caminhada Faça Bonito, uma realização do Comitê de Monitoramento do Plano de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes de São Luís em conjunto com Plan Brasil, que irá reunir crianças, adolescentes de São Luís. Durante o percurso, os participantes poderão elevar suas vozes sobre seus direitos e proteção com cartazes e falas com amplificação de som durante a caminhada, assim como haverá uma programação especial com apresentações realizadas por organizações civil e falas de representantes e órgãos públicos e conselho da criança e adolescente de São Luís – CMDCA. A dinâmica também visa trazer mais visibilidade ao 18 de maio, instituído por lei federal em 2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A data reforça a importância da proteção deste grupo, tendo em vista os números alarmantes sobre os direitos da criança e do adolescente. Em 2024, O Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, recebeu mais de 657 mil registros de violação de direitos, no Maranhão esse número chegou a mais de 65 mil, sendo as denúncias mais recorrentes voltadas as violências contra crianças e adolescentes com cerca de 3.700 registros.
De acordo com Adeilma Holanda, Coordenadora Técnica de Projetos da Plan Brasil, a mobilização busca envolver poder público, sociedade civil e famílias na prevenção e no enfrentamento de abusos que, muitas vezes, ocorrem nos próprios lares.
“As ações em alusão ao 18 de maio são fundamentais para quebrar o silêncio que ainda cerca a violência contra crianças e adolescentes. No Maranhão, onde tantas vulnerabilidades se sobrepõem, mobilizar a sociedade e fortalecer as redes de proteção é uma urgência. Precisamos garantir que toda criança cresça segura e ciente dos seus direitos.” Explica a Coordenadora Técnica de Projetos.
Ações da Plan Internacional Brasil voltadas ao 18 de Maio
Além das ações no Maranhão, a Plan Brasil também realizará iniciativas em outras regiões, como Teresina, Salvador e São Paulo, levando informação e apoio aos moradores por meio de seminários, caminhadas e mutirões com a participação da população. Para mais informações sobre essas ações acesse o site e as redes sociais da Plan Brasil.
Sobre a Plan International Brasil
Com mais de 25 anos de atuação no país e presente em mais de 80 países ao redor do mundo, a Plan International Brasil está comprometida em romper os ciclos de violências que afetam meninas, criando um futuro justo, seguro e equitativo para todas as pessoas. Com projetos implementados no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo, e atuando em rede com o terceiro setor e movimentos sociais, a organização alcança todo o território nacional, inspirando e mobilizando a sociedade para transformar realidades, promovendo o protagonismo das meninas e fortalecendo suas vozes para que possam mudar a realidade ao seu redor.
Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan International Brasil está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil e tem a certificação A+ no Selo Doar de Gestão e Transparência. Em 2024, foi reconhecida pela sexta vez como uma das Melhores ONGs do país, e pelo segundo ano consecutivo como a Melhor ONG do Maranhão. Em 2023, também recebeu pela primeira vez o prêmio de Melhor ONG de Defesa de Direitos.