CAIXA contrata novas unidades do Minha Casa, Minha Vida Rural em Paço do Lumiar (MA)
A Colônia de Pescadores Z-12, localizada na comunidade de Pau Deitado, em Paço do Lumiar (MA), receberá 39 novas moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida – Rural. O contrato de construção do empreendimento Paço do Lumiar, assinado nesta quinta-feira (08), entre a CAIXA e a Colônia de Pescadores Z-12, garante subsídios no valor de R$ 2,9 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) para o projeto.
As moradias serão construídas na própria comunidade e terão área privativa entre 40,22 m² e 47,15 m², distribuídos em sala, cozinha, dois quartos, banheiro, e área de serviço. Cada unidade habitacional receberá investimento de até R$ 75 mil e conta com possibilidade de adaptação para pessoas com deficiência. A construção será no regime de autoconstrução assistida.
O superintendente executivo de Habitação da CAIXA em São Luís, Marcelo Soares Ferreira, destacou o papel social da CAIXA na promoção de dignidade e inclusão social para as famílias beneficiárias. “A assinatura desses contratos vai além da entrega de moradias: é a materialização de dignidade, segurança e inclusão social dessas famílias. O Minha Casa, Minha Vida Rural reforça o compromisso da CAIXA como o banco público que promove o desenvolvimento e reduz as desigualdades por meio de políticas habitacionais que transformam vidas”, comentou o superintendente.
A pescadora artesanal, Yasmin Barbosa da Silva de Jesus, de 23 anos, é uma das beneficiárias. Yasmin vai morar com seu filho de três anos, que é Pessoa com Deficiência (PcD), e terão a casa adaptada para atender às necessidades dele.
Yasmin relata o seu sentimento com essa conquista. “Gratidão à CAIXA e a todos os envolvidos. Meu filho de 3 anos tem paralisia cerebral, é cadeirante e, por mais simples que seja, entrar em banheiros era um desafio. Quando soube que minha nova casa no Minha Casa, Minha Vida Rural teria banheiro adaptado, fiquei emocionada. É um alívio saber que ele terá mais conforto e dignidade,” ressaltou.
Já a marisqueira Alessandra Bulhões Botelho, de 24 anos, mora atualmente em uma casa simples de alvenaria de barro (adobe) com o filho de dois anos. Ela ressalta a segurança que essa assinatura representa para a família. “Como mãe solo, trabalhar com marisco é minha única renda, e essa oportunidade significa estabilidade para nós. Depois de dois anos esperando, saber que teremos um lar próprio é uma esperança que renova minha força”, disse Alessandra.
Alessandra Bulhões, beneficiária do Programa Minha Casa Minha Vida Rural / Foto: Divulgação CAIXA
Colônia de Pescadores Z-12
A Colônia de Pescadores Z-12, situada no município de Paço do Lumiar (MA), fica a 27 km da capital do estado e integra a Região Metropolitana de São Luís.
A população local enfrenta condições de vulnerabilidade social, caracterizadas por altos índices de desemprego. Por isso, grande parte dos moradores se dedica a atividades como pesca, coleta de mariscos e agricultura familiar, que são complementadas por programas sociais, como o Bolsa Família e os Benefícios de Prestação Continuada (BPC), para garantir a subsistência.
A maioria das famílias vive em residências cedidas, alugadas ou em coabitação. Essas moradias, geralmente, não possuem acesso à rede de esgoto, e o abastecimento de água para consumo é feito por meio de poços comunitários.
Minha Casa, Minha Vida Rural:
O MCMV Rural é um programa do Governo Federal para produção e melhoria de unidades habitacionais rurais, que utiliza recursos do Orçamento Geral da União (OGU).
O Programa Minha Casa, Minha Vida já beneficiou mais de 7 milhões de famílias no Brasil todo, sendo 193 mil famílias na área rural. Os beneficiários da área rural são agricultores familiares, indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas, pescadores, trabalhadores rurais e famílias que moram no campo.