Programa de Aquisição de Alimentos destina R$ 5 milhões ao Maranhão
Com investimento de R$ 5,1 milhões do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), inicia a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2025 nesta quarta-feira (23).
Esta será a primeira aquisição da nova proposta do programa no estado. Nesta etapa, estão cadastrados 974 agricultores familiares de 73 municípios maranhenses, garantindo geração de renda no campo. A abertura oficial da proposta ocorrerá em Paço do Lumiar, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paço do Lumiar, no bairro Iguaíba, a partir das 9h.
Dez produtores rurais do município entregarão seus produtos e os alimentos serão doados ao Centro de Referência Socioassistencial (CRAS) de Paço do Lumiar, fortalecendo a segurança alimentar das famílias atendidas.
“Com o PAA, reforçamos o compromisso do Governo do Maranhão com a agricultura familiar e a segurança alimentar, garantindo renda para quem produz e alimento de qualidade para quem mais precisa,” destacou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.
Sobre o Programa
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do Governo Federal, executada em parceria com estados e municípios, sob coordenação do MDS. No Maranhão, o programa é operacionalizado pela SAF. O objetivo do PAA é fortalecer a agricultura familiar por meio da compra direta de alimentos produzidos pelos agricultores, sem necessidade de licitação.
Os alimentos adquiridos são destinados à população em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio de entidades socioassistenciais, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e escolas da rede pública de ensino.