TransformAgora reúne em São Luís gestores e lideranças para fortalecer políticas públicas e ambiente de negócios
Empreendedorismo e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do Maranhão marcaram mais uma edição do TransformAgora, promovida pelo Sebrae nesta terça-feira (15), no auditório da FIEMA, em São Luís. O circuito de eventos reuniu empresários, prefeitos, secretários municipais, representantes de instituições parceiras e agentes de desenvolvimento, com o objetivo de incentivar a criação de um ambiente de negócios mais favorável para o crescimento de pequenas empresas, por meio de uma gestão pública efetiva.
A programação do TransformAgora São Luís contou com a palestra “Contrata Mais Brasil – Oportunidades de Negócios por meio da Inovação nas Compras Públicas”, conduzida por Vinicius Geronasso, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e o painel “Como criar um ambiente de negócios favorável às empresas de sua cidade”, com representantes do Governo do Maranhão, Tribunal de Justiça (TJ-MA), Tribunal de Contas (TCE-MA) e Ministério Público (MP-MA).
O superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, enfatizou que o evento apresentou aos participantes boas práticas e casos de sucesso que contribuíram para o desenvolvimento de uma gestão pública eficaz e inovadora. “Trouxemos exemplos de sucesso dos municípios participantes, reforçando a importância da troca de experiências e conhecimentos. Além disso, oferecemos palestras sobre temas relevantes para a gestão municipal, contribuindo diretamente para o fortalecimento das administrações locais”, afirmou.
Durante o evento, os prefeitos dos municípios de São Luís, Peri Mirim, Barreirinhas e Mirinzal também realizaram a assinatura de contratos do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae que visa direcionar e acelerar o processo de desenvolvimento socioeconômico municipal, por meio da melhoria do ambiente de negócios e do fomento ao empreendedorismo. O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, ressaltou a importância dessa parceria com o Sebrae.
“É uma grande satisfação renovar mais uma parceria com o Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, que já gerou excelentes resultados para São Luís. O Sebrae é, sem dúvida, um dos principais parceiros da nossa cidade. Sempre que algum prefeito me pergunta sobre as boas práticas que temos implantado em São Luís, meu primeiro conselho é sempre o mesmo: procure o Sebrae”, declarou Braide.
Diagnóstico Pró-Catadores
A entrega do Diagnóstico Pró-Catadores às prefeituras municipais participantes do projeto, das unidades de negócios de São Luís (Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís); Lençóis-Munim (Barreirinhas, Bacabeira, Tutóia e Miranda do norte) e de Pinheiro (Cururupu, Guimarães e Pinheiro), também foi um dos destaques da programação do TransformAgora São Luís.
O Pró-catadores é uma iniciativa do Sebrae que busca impulsionar o acesso a políticas públicas, à capacitação e ao aperfeiçoamento profissional de catadores e catadoras, formalizando toda a cadeia e fortalecendo as cooperativas e associações do setor. O secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Turismo de Cururupu, Idenildo Dias, destacou a importância da entrega do Diagnóstico para melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores.
“O diagnóstico vai causar um impacto direto na renda das famílias envolvidas, promovendo uma real melhoria na qualidade de vida, além de representar um ganho importante para o meio ambiente. Não temos dúvida de que isso vai melhorar consideravelmente a realidade dessas comunidades” , disse Idenildo Dias.
TransformAgora
Neste ano, o TransformAgora já passou pelas cidades de Barra do Corda e Estreito, consolidando-se como espaço de troca de experiências, articulação institucional e construção de soluções voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios e à promoção de territórios sustentáveis. De acordo com Larissa Leite, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Maranhão, o circuito de eventos tem promovido ações fundamentais para a melhoria da gestão pública dos municípios envolvidos.
“Temos promovido um diálogo com as cidades sobre temas estratégicos para a gestão pública. Então, a ação abrange a importância de se implementar a Lei Geral nos municípios e todo o processo de legalização dos micro e pequenos empreendedores. Também envolve o papel essencial de instrumentos e equipamentos voltados para o desenvolvimento territorial, como as Salas do Empreendedor”, finalizou Larissa Leite.