FIEMA recebe comitiva de Camarões para discutir oportunidades de cooperação industrial e econômica
SÃO LUÍS –A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) recebeu, nesta terça-feira (8), no SESI Casarão da Indústria, uma comitiva da República de Camarões que está em visita ao Maranhão. O encontro teve como foco a apresentação de oportunidades de negócios no estado, especialmente voltadas ao setor industrial, e a discussão de possibilidades de cooperação bilateral. Participaram da reunião representantes da FIEMA, da comitiva camaronesa e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), responsável por articular o encontro.
Durante o evento, o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Centro das Indústrias do Maranhão (CIEMA), Cláudio Azevedo, destacou a intenção da entidade em fortalecer parcerias econômicas com o país africano. “Existem muitas oportunidades de negócios em Camarões e é fundamental que os empresários do Maranhão também explorem essas possibilidades”, afirmou. Segundo ele, a FIEMA já planeja uma missão empresarial ao país africano em dezembro deste ano, com o objetivo de ampliar as discussões iniciadas no encontro.
O prefeito da cidade de Bafoussam, Roger Tafam, que liderou a comitiva, também enfatizou a importância da parceria econômica entre os dois territórios. “Bafoussam tem uma população jovem e dinâmica e abriga as maiores indústrias de Camarões. Estamos ansiosos por receber uma missão conjunta da FIEMA e do IFMA para conhecer as oportunidades que podem ser aproveitadas por ambas as partes”, declarou.
Um dos pontos centrais da agenda foi a apresentação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bacabeira, feita por Pedro Dantas da Rocha Neto, presidente da empresa administradora da ZPE Bacabeira. Ele explicou que a ZPE oferece isenção de tributos federais, estaduais e municipais, além de estrutura completa para empresas voltadas à exportação. “O investidor terá acesso a terreno cedido por 20 anos, infraestrutura logística, alfândega em funcionamento 24 horas e liberdade cambial, o que permite transações em moeda estrangeira sem necessidade de internalização”, detalhou.
O reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Ferreira, destacou o papel das instituições de ensino na articulação com o setor produtivo. Segundo ele, metade dos egressos do IFMA estão empregados ou empreendendo, e a instituição trabalha para aproximar a formação técnica das demandas reais do mercado. “Ao unir forças com o SENAI e o SESI, conseguimos gerar soluções práticas e oportunidades de negócios. Nosso foco é conectar o potencial do Maranhão com oportunidades internacionais, como as que podem surgir dessa parceria com Camarões”, afirmou.
A comitiva de Camarões foi composta por autoridades políticas e administrativas da cidade de Bafoussam, incluindo o ministro conselheiro da Embaixada de Camarões no Brasil, Paulin Martial Tchenzette; o diretor de assuntos financeiros da Prefeitura, Serge Fotso; e os conselheiros Elie MBA, Kongne Noelle e Kamghang Rosatang.
A recepção também contou com a participação do vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, do 2º diretor financeiro, João Batista Rodrigues, do 1º secretário Pedro Robson Holanda, da 2ª secretária Leonor de Carvalho; do superintendente da FIEMA, César Miranda; e do superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima. Os pró-reitores do IFMA Maron Stanley, Rogério Teles, Carlos Alexandre Amaral, além do diretor de Relações Internacionais, Vilton Soares, também participaram da agenda. O encontro foi encerrado com uma atividade cultural e jantar.