O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Games

PC gamer: 3 dicas para montar o seu

Existem diversas vantagens de se investir em um PC gamer, ao invés de um console. A principal delas está na tecnologia de ponta utilizada pelos computadores, já que o usuário sempre terá a liberdade de trocar componentes específicos para melhorar a performance da sua máquina – algo que não se vê nos consoles, cuja tecnologia se torna defasada em pouco tempo.

Contudo, montar um PC não costuma ser uma tarefa tão simples para quem não tem experiência no assunto. Existem muitos tipos de componentes, e é necessário saber combinar todos eles, visando alcançar uma performance específica. Além disso, também há questões de compatibilidade, então esse é um assunto que está envolto em um certo grau de complexidade.

A seguir, separamos algumas dicas essenciais sobre como montar um PC funcional e satisfatório dentro das suas expectativas. Confira!

Estabeleça um orçamento

Ao decidir montar um PC gamer, todos irão naturalmente desejar uma máquina top de linha, que seja capaz de rodar qualquer jogo do momento no máximo e sem dificuldades. Contudo, existe um grande problema nisso: o preço. Os componentes mais atualizados são vendidos a um custo muito elevado – em alguns casos, podendo chegar a R$ 20 mil.

É importante planejar uma máquina que seja realista com seu orçamento e, a partir disso, estudar até onde ela pode chegar com o valor que está disposto a gastar.

Pesquise os requisitos mínimos

Tenha em mente que não é necessário ter uma supermáquina para rodar seus jogos. Todo jogo lançado no mercado possui requisitos mínimos, ou seja, quais componentes seria necessário possuir para garantir que ele rode de forma satisfatória naquele PC. Além disso, eles são continuamente otimizados para apresentar a melhor performance possível em máquinas inferiores.

Para ter um panorama geral, pesquise os requisitos mínimos dos jogos que lhe interessam antes de começar a comprar os componentes. Isso ajudará a descobrir qual será a combinação mais acessível, levando em consideração os preços.

Componentes a serem priorizados

Todo componente de um computador é importante ao seu próprio modo, mas alguns deles possuem um certo grau de superioridade e precisam de mais atenção. A placa-mãe seria o coração da máquina, enquanto o processador seria o cérebro. Quem deseja rodar jogos mais pesados deve priorizar os modelos a partir da linha Intel Core i9 ou AMD Ryzen 9.

A segunda combinação de peso será a placa de vídeo com a memória RAM. A placa de vídeo costuma ser a parte mais cara de um PC gamer, então investir no modelo mais recente pode ser financeiramente inviável. Hoje, as melhores alternativas em termos de custo-benefício seriam a GeForce RTX 4070 Ti e a Radeon RX 7900, que garantem uma performance elevada por um preço bem abaixo da linha mais recente. Já a RAM deve ter, no mínimo, 32 GB.