FIEMA e Banco do Brasil promovem encontro sobre Soluções de Crédito
SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em uma ação do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC-FIEMA), em parceria com o Banco do Brasil, realizou na última quinta-feira (27) um encontro com o tema “Soluções de crédito”. O evento teve como principal objetivo conectar empresários às melhores opções de financiamento disponíveis no mercado, com foco em capital de giro e aquisição de máquinas e equipamentos.
Durante o encontro, os gerentes do Banco do Brasil – Cássio Bayma, Moisés Amorim e Bartolomeu Pinheiro – apresentaram informações detalhadas sobre o Empréstimo Financeiro Direto (Lei 4.131) e o BB Crédito Exportação. As palestras foram direcionadas a empresários interessados em expandir seus negócios com acesso a crédito competitivo.
O Empréstimo Financeiro Direto é uma linha de crédito em moeda estrangeira destinada a empresas domiciliadas no Brasil. Entre as principais vantagens estão as taxas de juros compatíveis com o mercado internacional, flexibilidade nas condições de pagamento e acesso a recursos de curto ou longo prazo. O produto visa atender às necessidades de capital de giro das empresas.
Já o BB Crédito Exportação é voltado para a produção de bens e serviços destinados à exportação, incluindo integrantes da cadeia produtiva de exportação. A linha de crédito oferece a possibilidade de financiamento em moeda estrangeira e flexibilidade no pagamento, permitindo o uso do fluxo de caixa do cliente para quitar as operações.
O evento reuniu empresários e lideranças empresariais, destacando-se a presença do vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Celso Gonçalo. Durante o encontro, ele ressaltou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento econômico da região: “Este encontro é fundamental para aproximar os empresários das melhores soluções de crédito, fomentando o crescimento econômico e a competitividade das empresas maranhenses”.
Também participaram do evento o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado do Maranhão (SINDICERMA), Benedito Mendes; o superintendente da FIEMA, César Miranda; o coordenador do NAC-MA, Gilberto Matos e o presidente da PSIU e diretor do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (SINDIBEBIDAS), Francisco Rocha, além de diversos empresários locais. A ampla participação evidenciou o interesse do setor empresarial por soluções financeiras estratégicas.
O NAC-FIEMA, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), atua como uma porta de entrada para micro, pequenas e médias empresas em busca de acesso facilitado ao crédito. O núcleo oferece informações, assessoria, consultoria e capacitação para otimizar as condições de crédito junto às instituições financeiras.
Desde 2015, o NAC tem auxiliado empresários industriais a encontrar as melhores soluções de financiamento, considerando documentação, taxas de juros, garantias e outras condições. A iniciativa tem contribuído para o fortalecimento das empresas maranhenses, impulsionando o desenvolvimento econômico local.