PRF prende motociclista por embriaguez e falsidade ideológica em Açailândia
Na tarde da última segunda-feira (24), uma fiscalização de alcoolemia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-222, em Açailândia (MA), resultou na detenção de um homem de 50 anos por embriaguez ao volante e falsidade ideológica.
Por volta das 16h25, a equipe da PRF abordou um motociclista que apresentava sinais visíveis de alteração da capacidade psicomotora. Ao parar a motocicleta, o condutor quase caiu, demonstrando dificuldades em manter o equilíbrio. Os policiais notaram sinais de embriaguez, como olhos avermelhados e forte odor etílico, e ofereceram o teste do etilômetro (bafômetro), que foi aceito.
O teste de alcoolemia acusou 0,63 miligramas de álcool por litro de ar soprado. O condutor ainda admitiu ter usado cocaína. Durante a fiscalização, a equipe da PRF encontrou em sua mochila diversos documentos com sua foto, mas com nomes diferentes. O homem informou estar envolvido em um esquema de fraude previdenciária, emitindo certidões de nascimento e laudos médicos falsos para receber benefícios de aposentadoria indevidamente.
Ele afirmou que utilizava as certidões falsas para obter novos documentos de identidade e posteriormente solicitar benefícios junto ao INSS. Ele ainda afirmou que, atualmente, estaria recebendo aposentadoria em três nomes distintos e que já fazia isso há pelo menos 15 anos.
Diante da comprovação da embriaguez ao volante, restou configurado crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além do crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 299 do Código Penal. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Açailândia (MA), onde também foram apresentados os documentos falsos encontrados em sua posse. Ficará a cargo da polícia judiciária a continuidade das investigações necessárias.