Como pausas estratégicas podem melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade
O ritmo acelerado do ambiente de trabalho exige que os profissionais passem longas horas diante de telas, participem de reuniões consecutivas, fiquem muito tempo em pé ou grandes períodos sentados e se mantenham focados em diversas tarefas ao longo do dia.
Assim, esse cenário pode ser prejudicial tanto para a saúde quanto para a produtividade. A fadiga mental e física decorrente da sobrecarga de atividades impacta diretamente no desempenho e na qualidade das tarefas exercidas.
Nesse sentido, estudos científicos reforçam a importância da adoção de pequenas paradas estratégicas ao longo do expediente. Por exemplo, pesquisadores de uma universidade da Romênia revelaram que períodos curtos de relaxamento podem reduzir o cansaço e aumentar o ânimo dos funcionários.
Já uma pesquisa do King’s College London apontou que descansos de 15 minutos para movimentação durante a jornada de trabalho podem melhorar em 22,5% o estado mental dos trabalhadores de escritório.
Além disso, um estudo da Microsoft demonstrou que reuniões seguidas sem intervalos elevam os níveis de estresse e ruído cerebral, enquanto pequenas pausas entre videoconferências favorecem o rendimento.
Ou seja, contrariando a ideia de que trabalhar ininterruptamente resulta em maior produtividade, esses momentos de repouso permitem que os funcionários retornem às atividades com mais disposição, bem como auxiliam na redução de chances de equívocos.
Portanto, a adoção de tréguas regulares ao longo do expediente traz benefícios diretos para os colaboradores e para as empresas.
Ademais, outro fator a considerar quando o assunto são as pausas é a tensão. Segundo o relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, do ADP Research Institute, 67% dos trabalhadores brasileiros são negativamente impactados pelo estresse no ambiente de trabalho.
Diante disso, a implementação de interrupções ajuda a minimizar esse problema, proporcionando momentos de recuperação mental. Com isso, a mudança de foco por alguns minutos estimula a criatividade e favorece o surgimento de novas ideias, impulsionando a inspiração dentro das organizações.
A interação social no ambiente de trabalho também se fortalece com intervalos bem planejados. Momentos como tempo para o café ou para uma breve conversa com colegas ajudam a criar laços entre os colaboradores, promovendo um espaço mais harmonioso.
Essas conexões reforçam o senso de pertencimento e contribuem para o fortalecimento da equipe. Além das pausas, empresas que valorizam o bem-estar do funcionário costumam oferecer benefícios que ampliam sua satisfação.
Por exemplo, vale-alimentação, planos de academia e odontológicos, day off, entre outras vantagens, demonstram preocupação com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do trabalhador.
Desse modo, os colaboradores se sentem valorizados e tendem a ser mais motivados com os objetivos da organização. Portanto, incentivar pausas regulares e investir no conforto dos servidores não apenas melhora a qualidade de vida deles, mas também resulta em ganhos expressivos para a instituição.