DNIT entrega novas Instalações Portuárias de Pequeno Porte em Guimarães e Cururupu, no Maranhão
ODepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregou novas Instalações Portuárias de Pequeno Porte (IP4), nos municípios de Guimarães e Cururupu, nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Maranhão. As estruturas têm como objetivo prover municípios localizados às margens dos rios, que dependem do transporte hidroviário, de instalações que fornecessem segurança nas operações de embarque e desembarque de passageiros e insumos como medicamentos, gêneros alimentícios, vestuários, entre outros.
O atracadouro de Guimarães foi construído em 2006 e, desde então, o DNIT tem mantido o equipamento em pleno funcionamento, reconhecendo o papel social essencial deste terminal para a comunidade local. Nos últimos dois anos, a autarquia investiu R$ 800 mil para realizar diversas obras e garantir a operação contínua do atracadouro, com um foco em segurança e acessibilidade para os usuários. As obras realizadas incluíram a recuperação das vigas, pilares e fundações, a reforma dos módulos flutuantes de atracação e do módulo intermediário, além da recuperação das passarelas fixa e móvel e do guarda-corpo. Também foram instalados quatro novos guias e acoplamentos, e toda a estrutura foi pintada.
Além disso, o DNIT mantém um contrato ativo para serviços de manutenção preventiva e corretiva, oferecendo garantia de segurança e funcionamento adequado. Para qualquer emergência, a população pode entrar em contato diretamente com o Departamento.
O atracadouro de Cururupu, também construído em 2006, passou por um momento crítico em abril de 2023, quando foi deslocado devido a uma maré de sizígia e fortes correntes de água. Desde então, o terminal estava fora de operação. No entanto, em outubro do ano passado, o DNIT iniciou um processo de recuperação completa da estrutura. O terminal não apenas foi restaurado, mas passou por uma reforma total, transformando-o em um terminal completamente novo.
As obras no atracadouro de Cururupu contemplaram a construção de uma nova plataforma fixa em concreto armado, novas fundações, vigas e pilares, além de novos módulos flutuantes de atracação e um novo módulo intermediário. As passarelas fixa e móvel também foram renovadas, e um novo guarda-corpo em metal galvanizado, protegido contra corrosão, foi instalado. A construção de novos guias e a pintura de toda a estrutura também fazem parte das melhorias realizadas.
O DNIT investiu R$ 870 mil na recuperação e reintegração do atracadouro à operação, proporcionando mais segurança e conforto para os usuários. Assim como no caso de Guimarães, um contrato de manutenção preventiva e corretiva está ativo para garantir o bom funcionamento do terminal, com suporte emergencial disponível sempre que necessário.
Compromisso com segurança e conforto – Essas ações refletem o compromisso do DNIT com a infraestrutura dos municípios e com a qualidade de vida da população local. Com esses investimentos, os terminais portuários de Guimarães e Cururupu estão mais modernos, seguros e preparados para atender com eficiência os passageiros que dependem desses terminais para transporte e deslocamento.
O DNIT continua a realizar serviços de manutenção para garantir que esses terminais operem em condições ideais, assegurando uma experiência segura e confortável para todos os usuários.
