O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

TJMA divulga resultado preliminar do Prêmio Luizão de Promoção à Diversidade

O Comitê de Diversidade do TJMA divulga o resultado preliminar da IV edição do Prêmio Luiz Alves Ferreira (Luizão), de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação, conforme edital, que reconhece projetos realizados por magistrados, magistradas, servidores e servidoras, na categoria Público Interno, e escolas públicas, na categoria Público Externo, com temáticas antidiscriminatórias dentro dos eixos da Política de Diversidade do Poder Judiciário do Maranhão. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 21/3, 9h, no auditório Madalena Serejo, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau). 

A escolha dos vencedores e vencedoras das duas categorias foi realizada pela Comissão de Avaliação do Prêmio, composta pela juíza Elaile Carvalho, coordenadora do Comitê; a servidora e membra do Comitê, Bianca Bezerra; e a  advogada e presidente da Comissão da Diversidade da OAB-MA, Abgayl Azevedo.

PREMIADOS

PÚBLICO INTERNO – SERVIDORES

1º LUGAR
Nome: Edla Maria Batista Ferreira
Setor: CEMULHER TJMA
Cargo: Analista Judiciária-Psicóloga
Título da Prática: PROGRAMA HOMEM CONSCIENTE
Resumo: O Programa foca no engajamento de homens no enfrentamento à violência contra as mulheres e proporciona a reflexão nas relações de gênero e combate a violência doméstica.

2º LUGAR
Nome: Josemary Andrade de Almeida
Setor: CEMULHER TJMA
Cargo: Analista Judiciária – Assistente Social
Título da Prática: PROGRAMA VALORIZA MULHER
Resumo: A prática reconhece empresas que realizam ações e/ou projetos de enfrentamento às violências contra as mulheres e de garantias dos seus direitos. 

3º LUGAR
Nome: Maysa Lima Sá
Setor: Comarca de São Francisco do Maranhão – MA
Cargo: Técnica Judiciária
Título da Prática: PROJETO “GRUPO REFLEXIVO PARA HOMENS: uma reflexão sobre a sua atuação na sociedade, papéis familiares e conflitos de convivência.
Resumo: Trabalha a formação de grupos para homens com medidas protetivas de urgência vigentes – indicados pelo CRAS e Ministério Público – ou aqueles que busquem apoio espontaneamente. 

PÚBLICO INTERNO – MAGISTRADOS

1º LUGAR
Nome: Alexandre Magno Nascimento de Andrade
Setor: Titular da 1ª Vara da Comarca de Grajaú
Cargo: Juiz
Título da Prática: PROJETO LOJINHA SOLIDÁRIA
Resumo: Idealizado pelo magistrado e servidores(as) da 1ª Vara da Comarca de Grajaú, tem entre o público crianças indígenas. 

2º LUGAR
Nome: Mirella Cezar Freitas
Setor: 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim/MA
Cargo: Juíza de Direito
Título da Prática: MÊS DO ORGULHO LGBTQIAPN+: tenha orgulho de ser quem és
Resumo: O projeto promove o respeito por todas as orientações sexuais e identidades de gênero e incentiva a empregabilidade da população LGBTQIA+. 

3º LUGAR
Nome: Alessandro Arrais Pereira
Setor: Titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Açailândia
Cargo: Juiz
Título da Prática: PROJETO QUERO SER ASSIM…
Resumo: A prática leva o conhecimento sobre diversas profissões a adolescentes de 14 a 15 anos da rede pública municipal de ensino e aborda, entre outros temas, o capacitismo e o etarismo. 

PÚBLICO EXTERNO

1º LUGAR
Nome: Michele Aline Cordeiro de Sousa
Escola: Centro Educa Mais Professor Luiz Alves Ferreira – São Luís
Cargo: Professora
Título da Prática: CINEMAS NA DIVERSIDADE: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA ATRAVÉS DA SÉTIMA ARTE
Resumo: O projeto alia técnicas cinematográficas à importância de usar essas ferramentas para transformar a forma como a sociedade enxerga e entende as questões raciais com envolvimento das escolas no contexto quilombola. 

2º LUGAR
Nome: Anna Kelly Diniz Pires
Escola: IEMA São Vicente Férrer – MA
Cargo: Professora
Título da Prática: PROJETO RAÍZES: promovendo uma educação antirracista no ambiente escolar a partir do resgate de memórias, trajetórias e vozes silenciadas em São Vicente Férrer/MA
Resumo: Foca  na valorização da história e cultura afro-brasileira,  por meio de entrevistas, digitalização de documentos históricos e organização de oficinas culturais.  

3º LUGAR
Nome: Leandro Costa Sobrinho
ESCOLA: IEMA Pleno Sousândrade – São Luís
Cargo: Professor
Título da Prática: DESENVOLVIMENTO DE UMA MÁQUINA DISPENSADORA DE ABSORVENTES ESCOLARES UTILIZANDO ARDUINO UNO
Resumo: O projeto aborda a falta de acesso a produtos de higiene feminina, um problema que afeta diretamente a permanência de alunas em escolas públicas. O equipamento garante a segurança e eficiência na distribuição de absorventes. 

PREMIAÇÃO

Na categoria público interno serão contemplados, com um smartphone, os três primeiros colocados na categoria Servidor(a); Na categoria Magistrado(a), também serão contemplados com um smartphone os três primeiros colocados. Totalizando 6 (seis) smartphones. 

Na categoria público externo serão contemplados, com um tablet, até 10 (dez) alunos de cada uma das três escolas vencedoras;Três membros(as) da escola vencedora do primeiro lugar serão contemplados com três smartphones; Dois/duas membros(as) da vencedora em segundo lugar com dois smartphones, e um(a) membro(a) do terceiro lugar com um smartphone, totalizando 30 tablets e 6 (seis) smartphones. 

RECURSOS

Poderão ser interpostos recursos pelos interessados, no prazo de até 24h da divulgação do resultado preliminar, pelo mesmo e-mail institucional das inscrições (comite.diversidade@tjma.jus.br). Os recursos serão julgados em até 5 dias úteis, sendo a decisão informada ao recorrente no e-mail informado nas inscrições. O resultado final sai no dia 07 de março de 2025, no site do TJMA.