O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Com teatro lotado, Renata Araújo traz o espetáculo “Vida” ao Maranhão e encanta público de São Luís

SÃO LUÍS – “Poder mergulhar juntamente com o público e embarcarmos em um misto de sensações, reflexões, passando por questionamento sobre a vida, a passagem do tempo, do que deixamos no mundo, foi algo único de vivenciar no Maranhão. A possibilidade de entrelaçar as várias artes, a música, os poemas, o corpo falante, o ‘corpoema’, e sermos tocados, deixou em mim uma inscrição aqui dentro da experiência vivida. Esse é o intuito da arte: dividir sensações”, ressalta a cantora mineira Renata Araújo sobre sua estreia nos palcos maranhenses na última sexta-feira (14), em São Luís.

A passagem da turnê do espetáculo “Vida”, da artista de Minas Gerais, foi recheada de surpresas. Mais de vinte músicas que homenageiam a história da música brasileira, com clássicos de Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gonzaguinha, Elis Regina, entre outros, encantaram a plateia que lotou o Teatro Sesc Napoleão Ewerton.

Uma realização do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão, o show inédito da cantora Renata Araújo foi marcado, também, por reunir no palco suas pluralidades artísticas, com música, dança e poesia em sintonia com o público.

“Com o espetáculo ‘Vida’, falo sobre a travessia de nossa história, dos registros inscritos na pele. A pele como escrita do tempo. O show desenvolve isso ao longo do repertório, interliga as canções, os poemas e, também, o corpo, colocando-o em cena – ‘corpoema’. A experiência de levar esse show para o Maranhão foi riquíssima. Fui muito bem recebida e acolhida”, destacou a artista.

Além de ser homenageada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão por sua contribuição artística e pelo sucesso da apresentação em São Luís, Renata Araújo também foi aclamada pela plateia por sua homenagem à cantora Alcione – e agradeceu aos maranhenses pelo carinho e recepção.

“Agradeço a todos pela presença por terem comparecido ao espetáculo ‘Vida’, em São Luís. Sou grata pela minha banda, composta por Sergio Moragas (baixo), Guilherme Stephan (bateria), Murilo Barbosa (teclado), Pedro Delgado (guitarra) e Evaldo Milagres (percussão), além de Rodrigo Brasil, Danilo Leão e Marcos Souza, e de todos que compõem o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac que me ajudaram a realizar este belíssimo show”, finalizou a cantora.

Renata Araújo

Desde cedo, Renata Araújo teve o movimento presente em suas vivências. Começou a dançar aos 4 anos, e segue fazendo aulas até hoje. Além da dança, os livros sempre interessaram: a escrita foi se fazendo necessária e a poesia nascia assim, pedindo passagem.

É formada em Administração pela universidade Fumec, em Belo Horizonte, em 1995, e pós-graduada em Marketing pela FGV. Estudou psicanálise, além de ter sido membro da Escola Freudiana de Belo Horizonte – atua desde 2006 como psicanalista. Possui dois livros lançados – entre eles, “Alma de Vidro”, de poesias, que escreveu a partir da morte de seu pai.

Na música, sua trajetória também foi especial: escreveu, dirigiu e coordenou shows que foram apresentados no Cine Brasil, em Belo Horizonte. Foi convidada pelo Maestro Lindomar Gomes, com o Coral Fic, para participar de evento especial com Toninho Horta, Tadeu Franco, 14 Bis, Marina Machado, Aline Santos em um especial de Natal na Mãe Piedade, a padroeira de Minas Gerais. Esteve em Teresópolis para apresentações no Festival de Inverno e, também, no programa Arenas dos Saberes.

Foto – Allan Martins Fotografia