O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

FIEMA participa da primeira reunião do ano sobre o Plano Maranhão 2050

– O vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Luiz Fernando Renner, participou da primeira reunião do ano sobre o Plano Maranhão 2050, promovida pelo governo do estado, na última quarta-feira, 12, no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). O encontro reuniu representantes de diversas entidades para discutir estratégias de desenvolvimento a longo prazo para o estado do Maranhão. O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo, também participou da reunião, representando o Sebrae.

A FIEMA integra a Comissão do Plano Maranhão 2050 desde o ano passado, representando o setor industrial, contribuindo com sua estrutura composta por SESI, SENAI, IEL e CIEMA, além do Observatório da Indústria. Durante a reunião, foram apresentados os novos membros da Comissão e discutidas ações prioritárias para 2025, como a conclusão do sistema de monitoramento e a ampliação de parcerias.

O Plano Maranhão 2050 é um instrumento de planejamento estratégico de longo prazo que busca impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado, reduzindo desigualdades sociais e regionais. Com a participação do setor privado, incluindo a FIEMA como representante da indústria, o plano promove a integração entre governo, empresas, academia e sociedade. Para o setor industrial, o Maranhão 2050 representa uma oportunidade de fortalecer cadeias produtivas locais, ampliar a competitividade e estimular a inovação, favorecendo um ambiente econômico dinâmico e sustentável.

O Plano Maranhão 2050 visa transformar o estado por meio de ações integradas nas áreas de educação, economia, meio ambiente, governança e desenvolvimento social. Para 2025, estão previstos investimentos em projetos que abrangem desde infraestrutura educacional até melhorias no saneamento básico e geração de emprego e renda.