Conselhos da Comunidade recebem celulares para fortalecer reintegração social
Em uma iniciativa para fortalecer a reintegração social de pessoas em cumprimento de penas e medidas alternativas, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e o Conselho Penitenciário do Maranhão (COPEN) entregaram aparelhos celulares aos Conselhos da Comunidade de cinco municípios maranhenses: Codó, Viana, Imperatriz, Godofredo Viana e São Luís. A solenidade de entrega ocorreu na última terça-feira (11/2), com a presença de autoridades do sistema de justiça.
Estiveram presentes o presidente do CNPCP, juiz Douglas de Melo Martins; o coordenador-geral da Unidade Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA), desembargador Ronaldo Maciel; o desembargador Fernando Mendonça; o juiz coordenador do Sistema Socioeducativo, José dos Santos Costa; o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade; o presidente do COPEN, Thiago Josino; e do vice-presidente do COPEN e presidente do Conselho da Comunidade de São Luís, Gerson Lelis.
Na ocasião, foram entregues seis aparelhos celulares, que serão distribuídos entre os Conselhos da Comunidade dos municípios beneficiados.
O juiz Douglas de Melo Martins ressaltou a importância da iniciativa, afirmando que os aparelhos celulares servirão para otimizar o trabalho dos Conselhos da Comunidade. “Com estes novos recursos, a comunicação será mais eficiente, facilitando o acompanhamento das pessoas em cumprimento de pena e o contato com suas famílias”, declarou.
ACOMPANHAMENTO DE PESSOAS EM CUMPRIMENTO DE PENAS
A doação dos celulares visa aprimorar as atividades dos Conselhos, que atuam na fiscalização e acompanhamento da execução penal, promovendo a reintegração social dos indivíduos e a construção de uma sociedade mais justa e segura.
Para Gerson Lelis, presidente do Conselho da Comunidade de São Luís, a ação demonstra a preocupação do CNPCP em proporcionar melhores condições de trabalho para os Conselhos.
Esta iniciativa fortalece não apenas a atuação dos Conselhos da Comunidade, mas também demonstra o compromisso do CNPCP, por meio do presidente, juiz Douglas Martins, em proporcionar melhores condições para o exercício das atividades dos conselhos”, afirmou Gerson Lelis.
“A entrega dos aparelhos celulares representa um passo importante para o fortalecimento da política de execução penal no Maranhão, garantindo mais acessibilidade e eficiência na prestação de serviços à sociedade”, observa.