Cemulher/TJMA realiza II Encontro do Programa Valoriza Mulher
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemuher), realizou, nessa segunda-feira (10/02), o II Encontro do Programa Valoriza Mulher. A reunião, que teve o objetivo de discutir as ações do Programa em 2025, foi realizada no Blue Tree Hotel.
Durante o encontro, as empresas que integram a iniciativa debateram formas de atuação, a fim de ampliar a participação feminina nas empresas, fomentar a profissionalização de mulheres nas diversas áreas, disseminar informações sobre o que é a violência doméstica e familiar e como enfrentá-la, além do desenvolvimento de projetos e ações para as comunidades localizadas no entorno dessas empresas.
A Coordenadoria apresentou o novo regulamento do programa Valoriza Mulher e o portfólio dos demais programas voltados ao público, destacando a valorização da mulher, a igualdade de gênero e a conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar. As empresas participantes apresentaram iniciativas de destaque realizadas em 2024 e ideias para o desenvolvimento do Programa no ano de 2025.
O evento contou com a presença das equipes que executam o programa em suas unidades; do coordenador administrativo da Cemulher, Arthur Darub; da assistente social Josemary Almeida e da psicóloga Edla Ferreira.
Participaram as empresas Doce Pedaço Biscoitos Finos, Grupo Jacaré Home Center, Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, GM Consultoria e Serviços Contábeis, Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão ( CEMP/MA), Faculdade EDUFOR, UNINASSAU, Montenegro Express, Fribal, Blue Tree São Luís Hotel, Grupo Magnólia, São Luís Shopping, Somos Kambada e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) .
PROGRAMA VALORIZA MULHER
O Programa Valoriza Mulher foi criado em 2019 pela Cemulher, com o intuito de mobilizar e estimular empresas a desenvolverem ações voltadas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero tanto no ambiente corporativo quanto no seu entorno, premiando ao final de cada ano as empresas participantes com a placa “Valoriza Mulher” em reconhecimento às suas ações. No ano de 2024, 20 empresas de diversas áreas foram reconhecidas pelas suas ações desenvolvidas ao longo do ano.