TJMA anuncia para julho inauguração do novo Fórum de Imperatriz
stá prevista para o mês de julho de 2025 a inauguração do novo Fórum de Imperatriz, segunda maior comarca do Estado, distante 631 quilômetros da capital São Luís . A informação foi confirmada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, durante visita às obras nesta segunda-feira (10/2), acompanhado do desembargador Raimundo Neris, juízes e juízas de Imperatriz, do diretor de Engenharia do TJMA, Maycon Pinheiro, e equipes técnicas responsáveis pela obra.
Retomadas em junho de 2023, as obras atualmente apresentam o percentual de aproximadamente 75% de conclusão, com 120 trabalhadores realizando a fase de acabamento e serviços como montagem de revestimentos, pisos, esquadrias, bancadas, divisórias e luminárias, com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre.
O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, avaliou positivamente o andamento das obras, informando que o novo prédio será entregue em julho à comunidade de Imperatriz, em um evento cívico que terá a participação do Órgão Especial e Plenário do Tribunal de Justiça realizando, pela primeira vez, uma sessão na comarca de Imperatriz. Ele ressaltou a importância de uma infraestrutura adequada para efetivação de um bom trabalho, onde a comunidade tenha fácil acesso e possa ser bem recebida.
O nosso trabalho é para a comunidade de Imperatriz e região, que vai receber um fórum com estrutura mais moderna de atendimento. Uma preocupação era a questão do acesso ao prédio, mas num acordo feito com o governo do Estado e a Prefeitura, a obra será entregue no tempo certo”, afirmou.
ESTRUTURA
Localizado no Residencial Kubitschek, o novo fórum de Imperatriz estará ao lado dos prédios do Ministério Público Estadual e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA).
Com mais de 40 mil metros quadrados, a construção do novo fórum da comarca de Imperatriz contempla duas torres de seis pavimentos completas; uma torre parcial com três pavimentos; dois salões do júri com 290 metros quadrados cada; seis elevadores; além de estacionamento e outros, estrutura que vai abrigar as atuais unidades judiciais da comarca, com espaço para outras.
O novo fórum é planejado para funcionar de forma sustentável, acessível e atender toda estrutura do Judiciário local, que conta atualmente com 23 unidades judiciais, além de unidades administrativas, e a Escola Superior da Magistratura (Esmam Sul), contando com mais de 300 servidores e juízes, além de colaboradores e colaboradoras.